Notícias

22/09/2022

Mostra de cinema discute a questão animal em Curitiba

Compartilhe

Entre os destaques da Mostra estão: o inglês Planeat (2011), que traz o tema sustentabilidade e meio-ambiente para a discussão; as produções norte-americanas Lolita – escrava pelo entretenimento (2003), que mostra a comovente história da Orca Lolita, que há 40 anos perdeu sua liberdade para se tornar a estrela de um parque; o documentário da HBO Um pedido de desculpas aos elefantes (2013), e Os papagaios selvagens de Telegraph Hill (2005) – um filme artístico que trata da relação entre um músico sem-teto e um grupo de pássaros. O evento encerra com a exibição do clássico inglês O filme dos animais (1981), que aborda o uso e exploração dos animais para os mais diversos fins.

As onze produções estrangeiras que participam da Mostra serão exibidas pela primeira vez no país e foram traduzidas especialmente para o evento. Além da exibição dos filmes, acontecem bate-papos com diretores e produtores. Uma dos destaques é a participação da ativista norte-americana Aryenish Birdie, do curta Pegada tóxica, uma animação que denuncia os testes em animais realizados pelas empresas de produtos químicos e farmacêuticos. O filme é uma produção do Comitê Médico pela Medicina Responsável, dos EUA, do qual Aryenish faz parte.

Dos onze filmes brasileiros, oito também são estreantes em mostras e festivais: Adote, (2013); Amigos fiéis (2014); Não abandone animais (2010); Penso, logo… não durmo (2014) Leitão pururuca (2014), Em que lado… (2013), O Mico leão dourado de Cabo Frio (2014) e O zoológico do futuro (2006). Destaque também para o filme Ecce Homo (2013), que recebeu o prêmio do Júri Popular e Menção Honrosa no 18º CinePE.

Sobre a Mostra Animal:

A Mostra Animal é organizada pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, Grupo Curitiba. Acontece desde 2009 e hoje já faz parte do calendário cultural da capital paranaense. Em 2013 foram exibidas 22 produções nacionais e de países como Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá. A Mostra Animal conta também com versão itinerante que já passou por diversas cidades do país, como Vitória, Salvador, Jundiaí, Recife e Brasília.

 

 

Serviço: 

V Mostra Animal
Data: 29 e 30 de novembro Local: Cinemateca de Curitiba (Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1174, São Francisco)
Horário: das 14h às 21h – Entrada gratuita
Mais informações: www.mostraanimal.com.br

Posts relacionados