Notícias

22/09/2022

SVB solicita correção de erro grave em matéria da Revista Cláudia

Compartilhe

Num esforço de promover a correta divulgação de informações técnicas e científicas a respeito da alimentação vegetariana e sua total viabilidade nutricional, a SVB enviou à editora Patrícia Zaidan, responsável pela matéria, uma solicitação de espaço na revista para correção das informações errôneas.

Na solicitação do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, assinada pelo seu coordenador e médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, a organização comenta os erros:

(…) O fato é que não há risco aumentado do vegetariano ter carência de proteína, quando comparado com a pessoa que come carne. Os estudos científicos demonstram que os vegetarianos não têm risco aumentado de desnutrição protéica e não há maior incidência de kwashiorkor ou marasmo em crianças vegetarianas.

A avaliação de uma tabela nutricional pode identificar porque não há risco de deficiência de proteínas ou aminoácidos ao retirarmos as carnes (e também ovos e laticínios) do cardápio. (…)

O documento inclui uma tabela que especifica o teor de aminoácidos (componentes das proteínas) de vários alimentos de origem vegetal, comparando-os com o da carne e relevando que não há razão para supor que uma dieta vegetariana careceria de proteína.

tabela_aminoacidos

Na solicitação, a SVB conclui: "Uma dieta vegetariana pode sim ser prescrita e seguida por crianças, por ser segura e fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, conforme endossado pelo Conselho Regional de Nutrição. Veja o “Parecer CRN3 – Vegetarianismo” no link oficial da entidade: http://www.crn3.org.br/legislacao/pareceres.php."

A SVB segue na expectativa de que a correção de um erro tão significativo seja feita o quanto antes pela Revista Cláudia, em um sinal de atenção à importância de se publicar informações mais precisas.

Outras informações sobre nutrição vegetariana para adultos podem ser encontradas no parecer oficial da Sociedade Vegetariana Brasileira intitulado “Guia Alimentar para dietas Vegetarianas para adultos”, com mais de 180 referências científicas, que pode ser obtido gratuitamente no site da Sociedade Vegetariana Brasileira (veja aqui). A solicitação enviada à Revista Cláudia também pode ser visualizada na íntegra (veja aqui).

ATUALIZAÇÃO EM 6 DE MARÇO DE 2013: Revista Claudia e entrevistada retificam afirmação e prometem abrir espaço para nova reportagem sobre o tema na edição de abril

Posts relacionados