Notícias

22/09/2022

Em junho, SVB terá simpósio no Ganepão, um dos maiores congressos de nutrição da América Latina

Compartilhe

Há oito anos, o Dr. Eric Slywitch, médico nutrólogo e Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, participa como palestrante do Ganepão, um dos maiores congressos de nutrição da América Latina. Desde 2009, ele coordena uma sessão voltada exclusivamente ao vegetarianismo, sobretudo o aspecto nutricional. No ano de 2011, a SVB foi oficialmente incorporada a essa sessão, ocasião em que a então presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) convidou o Dr. Eric Slywitch a participar de um projeto que resultou na elaboração do parecer oficial do Conselho sobre vegetarianismo. Com este parecer, o Conselho passou a reconhecer oficialmente que "as dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida".

 

Nos dias 19 a 22 de Junho de 2013, acontece em São Paulo o V Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão 2013, que contará com o simpósio "Vegetarianismo: Da Pesquisa Básica à Prática Clínica", organizado em conjunto com a SVB. Alinhado com o o tema do evento deste ano — “Translação da Ciência para a Prática Nutricional” —, o simpósio será uma grande oportunidade de esclarecer dúvidas e fortalecer entre os profissionais de saúde a difusão de informações fundamentais que a ciência fornece a respeito das dietas vegetarianas, sua viabilidade e seus benefícios. O evento é voltado para médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros profissionais.

 

Dr_Eric_Slywitch

Dr. Eric Slywitch

 

Nos últimos anos, a sessão do Ganepão sobre vegetarianismo tem sido bastante disputada, tendo inclusive recebido uma transferência para sala maior nas últimas edições. A SVB se orgulha pela conquista meritosa deste espaço, que é da maior importância para o fortalecimento de uma prática médica e nutricional compatível com a sólida literatura científica que consistentemente aponta para a viabilidade (e potenciais benefícios de saúde) do vegetarianismo.

 

A edição de 2013 do Ganepão terá quatro dias de intensa atividade científica e didática, e contará com renomados professores nacionais e internacionais da América Latina, Estados Unidos e Europa. A SVB dá continuidade a sua participação com um simpósio de 1h30min de duração, no dia 19 de junho (quarta-feira), conforme a programação abaixo:


Dia 19.06.2013 (Quarta-feira) 
16h30 às 18h05                                       
SIMPÓSIO – Vegetarianismo: Da Pesquisa Básica a Prática Clínica
Presidente: Eric Slywitch

 

1) Novo parecer do CRN sobre Dietas Vegetarianas
Monica Inez Elias Jorge (15’)
Comentários e Resumo: Sandra Chemin (5')

2) Entendendo o Paciente Vegetariano Praticante de Yoga
Iara Waitzberg Lewinski (nutricionista) (15’)
Comentários e Resumo: Ana Ceregatti (nutricionista) (5’)

3) Metabolismo Lipídico: Abordagem do Paciente Vegetariano Dislipidêmico
Juliana Vinagre (nutr. – Incor / FMU) (15’)
Comentários e Resumo: Renata Gonçalves (nutricionista) (5’)

4) Tratamento da Obesidade do Paciente Vegetariano
Eric Slywitch (médico – Sociedade vegetariana Brasileira) (30’)
Comentários e Resumo: Dra Juliana Renófio Martins (5’)

– Perguntas (10’)

– Comentário Final e Conclusão: Eric Slywitch (5’)


Mais informações sobre o evento: www.ganepao.com.br

Posts relacionados