Notícias

22/09/2022

Folha de S. Paulo diz que “dieta vegana causa carência de nutrientes”, mas retrata-se depois

Compartilhe

 

Dois dias depois, a SVB protocolou pessoalmente ofício junto à Ombudsman ("ouvidora") da Folha de S. Paulo solicitando do veículo retratação a respeito da matéria. Outros grupos e pessoas, como o repórter Yuri Gonzaga e o escritor Roberto Juliano, também manifestaram-se no jornal desmentindo as informações publicadas pelo crítico.

 

pag1-cropada

Clique aqui para ver o ofício entregue pela SVB junto ao protocolo de recebimento

 

Num primeiro momento, a Folha de S. Paulo "reagiu" apenas publicando parte do texto enviado pela SVB no "Painel do Leitor" e emitindo nota na coluna da ombudsman Suzana Singer. Embora tímida, a nota reconhecia que "o jornal errou ao dar (…) título noticioso 'Dieta vegana causa carência de nutrientes' ".

 

A SVB manifestou-se novamente junto à Folha de S. Paulo, considerando as respostas insatisfatórias e reivindicando espaço de maior visibilidade para divulgação das informações corretas a respeito da nutrição vegetariana. Este espaço veio no dia 13 de dezembro, sexta-feira, com a publicação do artigo maior "Dieta rica e saudável" assinado pelo Dr. Eric Slywitch, Diretor do Depto. de Medicina e Nutrição da SVB, na página 3 do jornal impresso (seção "Tendências/Debates", de grande destaque no jornal). Veja abaixo imagem do artigo publicado no jornal impresso ou clique aqui para ver a versão online

 

artigo eric folha de sao paulo 500p

Artigo do Dr. Eric Slywitch na pág. 3 da Folha de S. Paulo (impressa) de 13/dez/2013. Também disponível online.

  

A Folha de S. Paulo é um dos maiores jornais do Brasil, com circulação diária de cerca de 300 mil impressos. A SVB considera que este foi um importante espaço conquistado em defesa do vegetarianismo e contra a displicente propagação de informações enganosas e preconceituosas a respeito desta opção alimentar que é ética, saudável e sustentável. Continuaremos lutando para combater e reverter publicações como esta, em veículos de destaque e propagando desinformação a respeito do vegetarianismo.

 

 

Posts relacionados