Ingredientes:

Crepes
1 ½ x de leite vegetal não adoçado;
1x de farinha de trigo;
1cs de azeite (ou óleo de girassol);
1/3 cc (rasa) de sal;
1 pitada de cúrcuma (opcional, tem a finalidade de deixar a massa com a cor amarelada típica dos crepes);
Azeite pra untar a frigideira.

Recheio
300gr de tofu (quanto mais fresco, melhor);
1/2x de castanha de caju (não tostada e sem sal), de molho por 6 horas;
1 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
1cc de levedo de cerveja (se for maltado, o que é o ideal, usar 2cc);
1cs de suco de limão;
1cs de azeite;
1/2cc (rasa) de sal, ou a gosto
uma pitada generosa de pimenta do reino;
1/2x de água;
1/2kg de espinafre;
1cs de azeite;
1 cebola picadinha.

Molho
6 tomates bem maduros;
1 dente de alho grande;
3cs de azeite;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

O Recheio
Comece preparando o recheio. Aqueça 1cs de azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e deixe cozinhar mais 1 minuto, reserve. Coloque todos os ingredientes do creme no liquidificador. Ligue o motor e adicione a água aos pouquinhos, será necessário parar o motor algumas vezes e mexer o creme pra que todos os ingredientes sejam triturados. Dependendo da textura do tofu utilizado você precisará de mais ou menos água (o objetivo é atingir a consistência de um patê espesso e cremoso), reserve. Lave bem o espinafre e corte em pedaços bem pequenos. Coloque o espinafre picado em uma panela grande, leve ao fogo baixo (não precisa acrescentar azeite nem água) e cozinhe tampado durante 2 minutos, ou o suficiente pra que ele murche ligeiramente. Deixe esfriar e esprema o espinafre entre as mãos, retirando o máximo de água possível. Aqueça 1cs de azeite e doure a cebola picadinha. Misture ao espinafre e tempere com sal e pimenta do reino. Junte metade do creme de tofu e misture bem.

Prepare o molho.
Lave e corte os tomates em 4. Descasque o alho e corte em fatias finas. Espalhe 1cs de azeite em uma forma de vidro (mais fácil de limpar depois), disponha o tomate e o alho por cima e polvilhe um pouco de sal. Regue com mais 1cs de azeite e asse em forno médio-alto até os tomates ficarem bem macios e começarem a se desintegrar (entre 15 e 20 minutos). Deixe esfriar um pouco, transfira tudo para o liquidificador (não se esqueça de recolher o líquido que ficou na forma) e triture até ficar homogêneo. Com o motor ligado, despeje 1cs de azeite em fio pra criar uma leve emulsão. Corrija o sal e tempere com pimenta do reino a gosto. Reserve.

Prepare os crepes.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente rasa. Quando estiver bem quente espalhe um pouco de azeite. Despeje um pouco de massa no centro da frigideira e, usando movimentos circulares, deixe a mistura escorrer e cobrir toda a superfície. Se você não souber fazer crepes desse jeito, despeje um pouco de massa no centro da frigideira e use as costas de uma colher pra espalhar a massa, fazendo uma espiral do centro em direção às bordas. Os crepes devem ficar bem finos e você vai precisar de um pouco de prática pra saber a quantidade exata de massa necessária pra cada um. Quando as bordas do crepe ficarem ligeiramente douradas e despregarem da frigideira, use uma espátula pra virá-lo e deixe cozinhar do outro lado. Repita a operação com o resto da massa, colocando sempre um pouco de azeite na frigideira entre um crepe e outro.

Montagem:
Recheie cada crepe com um pouco do creme de espinafre (a quantidade vai depender do tamanho do seu crepe, mas se eles forem fininhos, como devem ser, não precisa carregar no creme) e enrole como se fosse uma panqueca. Arrume os crepes recheados em uma forma (não precisa untar) e aqueça em forno baixo por alguns minutos (só o suficiente pra aquecer o recheio). Sirva com o molho morno, em porções individuais pra cada pessoa ir mergulhando seus crepes na cumbuca de molho enquanto come.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Papacapim

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Scroll to top