donate-home.png

SVB cardapio vegano feedPublicação auxilia pessoas que desejam parar de ingerir carnes e outros produtos de origem animal e prova que a alimentação à base de plantas pode ser rica em proteínas

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), organização que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa, acaba de lançar um cardápio vegano gratuito com 14 receitas minuciosamente elaboradas por nutricionistas e testadas pelos chefs de cozinha Thiago Medeiro e Myllena Salles. Além de oferecer um menu diversificado para duas semanas, a publicação esclarece as principais dúvidas das pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares, passando a consumir produtos que não sejam de origem animal.

Um dos questionamentos mais comuns sobre alimentação vegana diz respeito ao consumo de proteínas, contidas na carne animal, e que podem faltar em uma alimentação à base de plantas (plant-based). “Todas as receitas foram elaboradas considerando o cálculo de aminoácidos essenciais, fundamentais para a formação de proteínas, assim como outros nutrientes necessários ao corpo, fazendo com que as receitas sugeridas sejam saudáveis e completas”, garante Tatiana Consoli, nutricionista do departamento de medicina e nutrição da SVB.

Como a mudança de hábito alimentar para uma alimentação sem produtos de origem animal ainda traz dúvidas, o material foi desenvolvido com o intuito de oferecer ideias de como montar as refeições com segurança.

O cardápio foi construído levando em consideração dois perfis, o plant-based, que refere-se a uma alimentação baseada em plantas com alimentos integrais e com o mínimo de produtos processados, e o que permite o uso de alguns alimentos refinados, como arroz branco, formando 7 dias de alimentação para cada um desses perfis. 

O material também conta com lista completa de compras, custo semanal do cardápio, além de vídeos demonstrativos do preparo das receitas.

O cálculo de valor semanal das refeições é de aproximadamente R$ 69,00 para o cardápio de baixo custo, comprovando a possibilidade de elaborar um menu saudável, acessível, e ainda contar com uma grande variedade alimentar, desmistificando o pensamento de muitas pessoas que acreditam que o veganismo seja um padrão alimentar caro. O material ainda aborda tópicos importantes, como a suplementação da vitamina B12.

Cada receita conta com todos os cálculos de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes e aminoácidos necessários para uma alimentação diária saudável.

Sendo assim, o conteúdo do cardápio da SVB conta com:

- Receitas elaboradas por nutricionistas e testadas pelos Chefs de cozinha Thiago Medeiros e Myllena Salles

- 7 dias completos de alimentação plant-based

- 7 dias completos de alimentação vegana de baixo custo (com uso de alimentos refinados)

- Lista de compras para a semana, de cada cardápio

- Custo semanal dos cardápios

- Receitas e vídeos demonstrativos do modo de preparo 

 

O material impresso é vendido em eventos com a participação da SVB ao preço de R$ 14,90 e está disponível gratuitamente em formato digital pelo site  www.svb.org.br/cardapio-vegano.


Saiba mais sobre a Sociedade Vegetariana Brasileira: www.svb.org.br


Para mais informações e entrevistas:

Valle da Mídia Assessoria de Imprensa

Christian - (11) 99904-6632 

Rodrigo - (11) 98415-5507 

 

[email protected]

 

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Youtube SVB

Scroll to top