Notícias
22/09/2022
Balanço positivo na Bio Brazil Fair e Naturaltech 2010 – Salão Vegetariano faz a diferença
Compartilhe
Segundo o vegetariano José Alexandre Ribeiro, presidente da BrasilBio, Associação de Produtores e Processadores Orgânicos, “a feira foi um sucesso generalizado. Estamos muito felizes com a promoção dos produtos, dos negócios e principalmente dos valores inerentes aos orgânicos.”
Salão Vegetariano
Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a terceira edição do Salão Vegetariano chamou a atenção do público. A vedete mais uma vez foi o Festival Electrolux da Cozinha Vegetariana, com oficinas de culinária lotadas. Foram 20 oficinas apresentadas por chefs nacionais e internacionais, atingindo cerca de duas mil pessoas que provaram e aprovaram a comida vegetariana.
O 3º Seminário Alimentação Ética, Sustentável e Saudável, o Festival VegArte e a Feira do Desenho Vivo completaram o Salão.
O 3º Festival Electrolux da Cozinha Vegetariana promoveu aulas diárias de culinária vegetariana e foi o diferencial de toda a feira. As aulas foram disputadas, estando as 60 cadeiras sempre lotadas, com pessoas em pé assistindo e participando das degustações. Chefs conceituados como Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra, e Rita Taraborelli (ex-Maní) apresentaram pratos saborosíssimos e nutritivos. A presença internacional ficou por conta do caribenho Aris La Tham, da chilena Martha Gonzalez e do francês Inti Mendes, representando a Surya Alimentos. Novamente, o dr. Alberto Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico é na Cozinha, marcou presença com suas opções crudívoras.
Além de atrair maciçamente o público que participou da Feira NaturalTech / BioBrazil Fair, o 3º Festival SVB / Electrolux da Cozinha Vegetariana recebeu cobertura da imprensa e teve inserção ao vivo no programa Fala Brasil.
O programa do 3º Seminário Alimentação Ética, Saudável e Sustentável cobriu os principais pontos que sustentam a defesa do vegetarianismo. O médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB, falou sobre Avaliação médica do vegetariano. O enfoque ético ficou por conta de Nina Rosa Jacob e Eduardo Weaver, entre outros. Sobre o tema da sustentabilidade, o Dr. Eduardo Jorge Sobrinho, secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, e Marly Winckler, presidente da SVB falaram, respectivamente, de pecuária e mudanças climáticas e de pecuária e destruição da floresta amazônica.
A SVB participou da preparação do almoço de abertura da Feira. A entrada ficou a cargo da professora Ana Branco, da PUC do Rio de Janeiro, que esteve presente mais uma vez para mostrar o seu trabalho durante toda a edição do Salão Vegetariano. O suco e a sobremesa ficaram por conta do chef caribenho Aris La Tham, que arrasou, arrancando suspiros de prazer e interjeições do tipo “que maravilha”, “quero a receita”, “como se faz isso?”.
Para coroar as atividades do Salão Vegetariano, todos os dias houve apresentações de artistas vegetarianos, com destaque para Osmar Barutti, do sexteto do Jô, que fez uma bela apresentação e vestiu a camiseta da campanha Segunda sem Carne, como os demais artistas presentes. No intervalo do seminário, houve também apresentações artísticas seguidas de intervalos com quitutes da Jasmine, leites vegetais da Isola e outras gostosuras.