Notícias

22/09/2022

Marcha contra mudanças climáticas mobiliza 310 mil pessoas

Compartilhe

Um bom exemplo de como o comportamento individual afeta as emissões globais é o consumo de carne. A média mundial de consumo de carne anual (excluindo outros produtos de origem animal como produtos lácteos e ovos) é 38,7 kg por pessoa. Esse número varia bastante,  de 3,2 kg per capita na Índia para 125,7 kg per capita nos Estados Unidos. Os países emergentes, como o Brasil ea China, têm aumentado seu consumo anual de carne per capita rapidamente, com médias nacionais de 80,6 kg e 54,1 kg, respectivamente. Apesar do grande impacto que o consumo de carne já tem na crise climática contemporânea, – sendo atualmente responsável por 14,5% das emissões antrópicas de GEE (gases de efeito estufa) – as negociações internacionais têm ignorado o assunto até agora.

O aumento esperado do consumo de carne per capita, bem como o crescimento da população, terão um grande impacto sobre os recursos naturais, saúde pública e mudanças climáticas. Se não forem tomadas medidas para reverter as projeções alimentares futuras, estima-se que a produção de carne vai quase dobrar até 2050, atingindo 455 milhões de toneladas e aumentando a procura de cereais em 50% em relação a 2005/2007 os níveis. Além disso, as emissões agrícolas de CH4 (metano) e N2O (óxido nitroso) devem triplicar por 2.055-15,3 GtCO2eq / ano (gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente por ano), se os atuais padrões de consumo e de crescimento populacional se mantiverem. Isso representará cerca de 75% do total esperado emissões globais até 2050, considerando-se a meta de um aumento de 2C na temperatura média global (emissões anuais de cerca de 20 GtCO2eq / ano).

Sem dúvida, é hora de pressionar os líderes mundiais a agirem e tomarem medidas para enfrentar as mudanças climáticas. Todavia, também é bom lembrar o impacto que nossas ações individuais têm sobre este processo. Portanto, nós convidamos você a experimentar novas receitas e (pelo menos durante) um dia por semana, cortar a carne do seu cardápio!

Mais informações e receitas podem ser encontradas em: http://www.segundasemcarne.com.br/

 

Cassia Moraes

MPA-DP Candidate, 2015 – Columbia University

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Posts relacionados