Mercado Vegano

14%

dos brasileiros se declaram vegetarianos

75%

de crescimento da população vegetariana nas regiões metropolitanas.

*comparando com a mesma pesquisa feita em 2012.

55%

dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estivessem indicados na embalagem.

Fator na decisão de compra dos alimentos plant based em comparação com similares de origem animal:

cuidado com a saúde

nutrição

experiência de novos sabores

consideram a sustentabilidade das marcas muito importantes

considera que as alternativas alimentares à base de vegetais são mais saudáveis

adotam a dieta à base de vegetais para prevenir doenças

para ter opções mais variadas

Mercado Vegano

De janeiro de 2014 a dezembro de 2022 o volume de buscas pelo termo “vegano” aumentou 660% no Brasil. (Fonte: Google Trends)

No Reino Unido, houve crescimento de 360% no número de veganos no país na última década (2005-2015). Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015).

Tais tendências vêm acompanhadas do aumento de produtos e serviços destinados a este público, conforme indicam pesquisas de mercado elaboradas por grupos como Mintel e pelo Baum & Whiteman International Food Consultants e Yahoo Food Trends.

Segundo empresários do setor de produtos veganos consultados pela Folha, o crescimento do mercado de produtos veganos no Brasil tem sido da ordem de 40% ao ano, apesar da crise.

Atualmente no Brasil, existem mais de 3.523 estabelecimentos que oferecem pelo menos uma opção vegana no cardápio. Nos supermercados brasileiros também já é possível encontrar muitas versões veganas de produtos cárneos ou lácteos, como nuggets, presuntos, kibes, coxinhas, salsichas, linguiças, sorvetes e requeijões.

O programa de certificação vegana da SVB também é um termômetro do crescimento deste mercado. Criado em 2013, o programa Selo Vegano já contempla mais de 3.921 produtos de cerca de 250 empresas parceiras. Nesse tempo, 700 fabricantes fornecedores já foram avaliados e cerca de 4.700 ingredientes auditados. A maioria das marcas são de alimentos, mas também há produtos cosméticos, de higiene pessoal, suplementos alimentares, produtos de limpeza, lavanderia e calçados. Mais informações podem ser encontradas em: www.selovegano.com.br e no perfil @selovegano, no Instagram.

  • De janeiro de 2014 a dezembro de 2022 o volume de buscas pelo termo “vegano” aumentou 660% no Brasil. (Fonte: Google Trends)
  • Criado em 2013, o programa Selo Vegano já contempla mais de 3.921 produtos de cerca de 250 empresas parceiras. Nesse tempo, 700 fabricantes fornecedores já foram avaliados e cerca de 4.700 ingredientes auditados.

Segmento Lácteos

dos brasileiros possuem algum nível de intolerância à proteína do leite de origem animal

Fonte: Mordor Intelligence

dos consumidores no mundo está mudando de dieta para prevenir doenças

Fonte: Sainsburys

dos consumidores brasileiros afirmaram ter reduzido o consumo de carne nos últimos 12 meses

experimentariam carnes vegetais que fossem idênticas às de origem animal

Fonte: GFI, 2020

Segmento Flexitariano

dos brasileiros deixam de comer carne. Pelo menos uma vez na semana, por vontade própria .

Fonte: Ipec, 2021

dos brasileiros escolhem uma opção vegana. Quando essa informação é destacada pelo restaurante/ estabelecimento

Fonte: Ipec, 2021