Notícias

22/09/2022

Vegfest encerra edição 2015 superando expectativas e gerando resultados permanentes

Compartilhe

A intenção, segundo Bárbara Bastos, coordenadora do evento e do Grupo Recife da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), promotora do congresso ao lado da Unión Vegetariana Latino-americana (UVLA), é democratizar as informações sobre o vegetarianismo, informando melhor as pessoas sobre as práticas, as bandeiras e as relações do estilo alimentar com a saúde, com a sociedade e com o planeta. Ela acredita que o legado deixado pelo evento no Recife vai render muitos frutos. “Conseguimos nosso objetivo, que era fortalecer o vegetarianismo nas pautas de faculdades, restaurantes e hotéis do Recife, tornando a cidade mais preparada para receber esse público, e fortalecer o veganismo como movimento social”, explica.

Marly Winckler, ex-presidente do SVB nacional, destaca ainda a importância de um evento do porte do Vegfest ter sido realizado no Nordeste, fugindo do monopólio exercido pelo eixo Rio-São Paulo. “Outro fator muito positivo foi o corpo de palestrantes de alto nível desta edição. Assim, questões éticas, ambientais e de saúde humana vinculadas ao vegetarianismo foram trabalhadas através de palestras por doutores, mestres e especialistas de diversas áreas de atuação, o que fortalece essas questões no ambiente acadêmico e científico da cidade e do país”, diz.


Destaques do Vegfest 2015

 

Entre os destaques do corpo de palestrantes, que recebeu mais de 100 personalidades nacionais e internacionais, está o neurocientista americano Philip Low. Ele, que está ajudando Stephen Hawking a se comunicar com a mente, ficou famoso recentemente com a Declaração de Cambridge, assinada por neurocientistas de todo o mundo, afirmando que todas as criaturas têm consciência. O chef crudívoro Aris Latham, que preparou hambúrguer de castanha-do-pará sem utilizar cozimento; Gene Baur, vegano há 30 anos e presidente da ONG “Farm Sanctuary; Carol Adams, um dos ícones mundiais do veganismo e também do feminismo; Luisa Mell, a mais famosa defensora dos animais do Brasil; Eduardo Jorge, vegetariano que foi candidato à presidência da república em 2014; e a confeiteira vegana Nathália Soares, do Chubby Vegan, são alguns dos outros destaques desta edição.

Falando em alimentação saudável, o Vegfest também foi o responsável pela realização do primeiro concurso de gastronomia vegana do Recife. "A ideia surgiu para aproximar a temática de estudantes de gastronomia e das instituições de ensino, possibilitando a reflexão e pesquisa de receitas sem insumos de origem animal", explica Guilherme Carvalho, Secretário-executivo da SVB. Representantes de quatro faculdades pernambucanas disputaram o melhor prato. O concurso foi vencido pela dupla Renata Masur e David Darlan, da Faculdade SENAC, que apresentaram uma Graviola Picante com Mil Folhas de Vegetal e Pesto de Coentro.

O evento, que teve a abertura marcada por um banquete totalmente vegano no restaurante Papaya Verde, com aproximadamente 140 participantes, foi encerrado com a nomeação do novo presidente nacional do SVB, Ricardo Laurino, que antes atuava como coordenador do Grupo Curitiba e de grupos nacionais da SVB. No discurso de posse, Laurino destacou a tarefa desafiadora de desenvolver um trabalho tão bom quanto o de Marly Winckler, que atuou por 12 anos como presidente. Na ocasião, também foi anunciada a nova edição do Vegfest, que acontecerá em 2017, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP).


Confira algumas fotos do evento

{module vf2015}

 
 

Posts relacionados