Notícias
22/09/2022
Recife Oferece Primeira Pós-Graduação em Nutrição Vegetariana do Brasil
Compartilhe
Tiago Franca Barreto, que é coordenador acadêmico da SVB Recife e responsável pela implementação da pós-graduação explica que existe uma enorme carência de conhecimento no assunto, o que incentivou a criação do curso. “O curso traz mais informações sobre as especificidades da dieta vegetariana, oferecendo capacitação aos profissionais de diversas áreas que precisam atender demandas de pacientes vegetarianos e daqueles que desejam adotar a alimentação vegetariana”.
“Introdução à Nutrição Vegetariana”, “Fundamentos de Nutrição Vegetariana” e “Saúde pública e vegetarianismo” são alguns dos módulos do curso. Mas além das aulas teóricas, a pós oferecerá aos alunos aulas práticas de gastronomia, atendimento clínico e planejamento de cardápio. O curso pretende, ainda, capacitar profissionais para atuar em pesquisas e docência em cursos de graduação e pós-graduação que abordem os diversos aspectos relacionados ao vegetarianismo.
As aulas são presenciais e acontecem aos sábados e domingos, das 8h às 17h, durante um final de semana por mês, para facilitar o acesso a estudantes de todo o país. Após um ano e meio de aulas, os últimos três meses consistem na realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Entre os docentes estão os maiores especialistas em vegetarianismo do país, como o médico Eric Slywitch e as nutricionistas Ana Ceregatti, Paula Gandin e Thaísa Navolar. Cerca de 70% dos professores são de outros estados.
O investimento é de R$575 mensais, mas para os filiados à SVB o valor cai para R$402. Para filiar-se à SVB, basta acessar www.svb.org.br/filiacao. As inscrições na pós-graduação podem ser feitas no site www.fsh.edu.br.
Mais informações sobre o curso podem ser consultadas em www.fsh.edu.br. Caso deseje entrar em contato diretamente com a SVB sobre o curso, escreva para [email protected].
Pós-graduação em alimentação vegetariana
Além da pós em nutrição vegetariana, a parceria entre a SVB e a FSH passa a ofertar também a pós-graduação em alimentação vegetariana, mais abrangente e menos aprofundada no aspecto nutricional, voltada para profissionais graduados em outras áreas.
O conteúdo das disciplinas serão bastante similares, porém este curso trará um aspecto mais multidisciplinar e interdisciplinar e abrangerá aspectos filosóficos, sociológicos, antropológicos e organizacionais.
A pós-graduação em alimentação vegetariana também terá início em setembro, porem terá duração menor, totalizando 18 meses. As inscrições também são pelo site www.fsh.edu.br.
São Paulo
Em São Paulo, a SVB realizará nos dias 10 e 11 de setembro um curso de 16 horas para profissionais de nutrição e estudantes do último ano, intitulado “Como atender o paciente vegetariano”.
O curso contará com a docência de Alessandra Luglio (nutricionista), Paula Gandin (nutricionista), Eric Slywitch (médico nutrólogo) e Orlei Ribeiro de Araújo (médico pediatra). O programa inclui aulas sobre gestantes e crianças vegetarianas, proteínas vegetais X animais, nutrição vegetariana esportiva, interpretação de exames laboratoriais de vegetarianos, entre outros temas essenciais para o bom atendimento ao paciente vegetariano.
Guilherme Carvalho, secretário executivo da SVB, explica que este curso de 16 horas visa preencher uma lacuna mais urgente entre os profissionais de nutrição. “Mas temos planos de lançar em São Paulo também um curso de pós-graduação como o de Recife”, revelou.
Mais informações sobre o curso de São Paulo pelo email [email protected].