Paul materia
A empada, com recheio de mix de cogumelos, foi lançada na última quarta-feira, 31 de janeiro. A novidade contou com o apoio do programa Opção Vegana, da Sociedade Vegetariana Brasileira
 
A rede de lanchonetes Empada Brasil, presente em nove estados brasileiros, está lançando no mercado uma empada vegana com recheio de mix de cogumelos. Num primeiro momento, a novidade estará disponível apenas nas lojas do estado de São Paulo, mas pelo menos lojas do Mato Grosso e Distrito Federal já sinalizaram que pretendem oferecer o produto também.
 
Com 47 unidades ao todo, sendo 19 unidades no estado de São Paulo, a Empada Brasil abre-se para um novo mercado com dezenas de milhões de pessoas, somando-se a uma série de marcas que já fizeram uma inclusão bem-sucedida de opções veganas em seus cardápios - como Seletti, Brasileirinhos Delivery e Baked Potato. 

 
 
 
Com a entrada da Empada Brasil, são agora mais de 170 lojas (de diferentes marcas) com pratos ou lanches veganos no seu cardápio lançados com o apoio do programa Opção Vegana, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). O programa existe desde o final de 2016.
 
Na Empada Brasil, a preocupação com o público "veg" começou no ano passado, quando a rede lançou o seu primeiro pastel vegetariano, porém com queijo no recheio. De olho no crescimento do mercado de alimentação vegana (sem ingredientes de origem animal), ainda em 2017 a Diretora de Marketing, Gabriela Fernandes, chamou a SVB para conversar e ajudar no desenvolvimento de uma deliciosa opção totalmente vegana.
 
capa show
 
Foto divulgação. Imagem meramente ilustrativa
 
"Nós rapidamente percebemos que as opções ovolactovegetarianas não seriam suficiente para dar conta do que o mercado estava pedindo. Chamamos a SVB para conversar e a consultoria foi muito importante para nós acertarmos um produto vegano realmente incrível, que agradará não apenas os veganos, mas o público em geral", contou Gabriela.
 
Mônica Buava, Gerente de Campanhas da SVB, explica que a franqueadora teve abertura e visão ao longo do processo. Segundo ela, a nova empada atenderá a um público múltiplo: veganos, vegetarianos, simpatizantes, entre outros. "Não é só uma questão de atender aos 5 milhões de brasileiros veganos. Uma opção vegana, quando é boa, atende bem a todos. Nós parabenizamos a Empada Brasil pela sua sensibilidade e visão de mercado ao desenvolver esse produto, no qual tivemos a satisfação de participar".
 
Segundo uma pesquisa do Instituto Harris Interactive, dos EUA, 17% das refeições consumidas por consumidores não-vegetarianos já são vegetarianas - e esse número só tende a aumentar. "Ter boas opções veganas no cardápio não é mais apenas uma questão de consciência e sustentabilidade; hoje é também uma questão de sobrevivência para o mercado de food service no médio e longo prazo", enfatizou Mônica.
 
Por uma questão estratégica de atingir um público ainda mais amplo, a empada foi feita sem o uso de trigo (porém não é adequada para celíacos, pois pode conter traços de glúten). A empada vegana tem uma massa feita de farinha de arroz, fécula de batata, farinha de grão de bico, polvilho doce, linhaça dourada e sal. Já no recheio, são usados cogumelos in natura de shimeji, shitake e paris, mandioca, leite de coco, cebola, alho, azeite de oliva extra virgem, azeite de dendê, curry, gengibre e sal..
 
 
 
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