Donate do SVB

principalEm edição especial, curso da SVB sobre nutrição vegetariana realizado em São Paulo teve inscrição gratuita e exclusiva para profissionais de saúde que atuam no setor público

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realizou, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, um curso de nutrição vegetariana exclusivo para profissionais de saúde (médicos nutrólogos, nutricionistas e outros profissionais) atuantes no setor público, a fim de capacitá-los a respeito da viabilidade e potenciais benefícios de uma nutrição plant-based. Dispondo de um auditório com cerca de 200 lugares, evento teve lista de espera - com um total de 500 pré-inscritos - e foi motivo de inúmeros agradecimentos de profissionais de hospitais públicos, prefeituras, escolas e universidades públicas, entre outras instituições ligadas ao governo de mais de 60 municípios e governos estaduais.

As 60 cidades representadas contemplaram 9 estados diferentes, sendo a grande maioria dos participantes do estado de São Paulo. 70% dos inscritos foram pessoas não vegetarianas. Médicos representaram 7% dos inscritos, frente a 69% de nutricionistas e, o restante, vindos de outras formações da área de saúde.

Desde 2016, os cursos e eventos de nutrição da SVB já capacitaram mais de 1.500 profissionais de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre - mas contando com participantes de inúmeras outras cidades.

alesp25

"A maioria dos profissionais de saúde não teve a oportunidade de estudar sobre nutrição vegetariana durante a sua formação", explica Alessandra Luglio, Coordenadora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB. "Em geral, eles chegam aos seus cargos, inclusive os cargos públicos que frequentemente lidam com grande número de usuários e pacientes, sem o conhecimento necessário para orientar, atender ou incentivar uma alimentação mais plant based, que pode contribuir e muito com a saúde das pessoas, dos animais e do planeta".

Segundo pesquisa do IBOPE encomendada pela SVB em abril de 2018, 14% dos brasileiros já se declaram vegetarianos. Já segundo uma pesquisa do Datafolha realizada em 2017, 63% dos brasileiros gostariam de reduzir o seu consumo de carne.

alesp68

Nesta edição especial, o Curso de Capacitação em Nutrição Vegetariana foi realizado na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e foi viabilizado com o apoio do Deputado Estadual Roberto Tripoli e da ProVeg International.

Um dos módulos do curso era voltado para nutrição vegetariana materno-infantil, e foi uma oportunidade para o lançamento do primeiro guia brasileiro sobre Alimentação para Bebês e Crianças Vegetarianas até 2 anos de idade. A publicação está agora disponível gratuitamente em PDF, ou para venda em impresso.

Os temas foram lecionados por profissionais que são grandes referências em nutrição vegetariana no Brasil: Alessandra Luglio, Paula Gandin, Aline Vieira (Nutricionistas) e Eric Slywitch (Médico Nutrólogo), segundo a programação abaixo.

programacao

Para tornar possível que o evento gratuito tivesse também um coffee break vegano e de boa qualidade, a SVB contou com a parceria das empresas Mãe Terra, Vida Veg, Superbom, Flormel, Jasmine, Fhom, A Tal da Castanha e Carob House.

As fotos do evento estão disponíveis aqui. Assista também o vídeo do evento no canal da SVB no Youtube.

Se você gostaria que houvesse um curso de nutrição vegetariana na sua cidade, preencha aqui.

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Youtube SVB

Scroll to top