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WhatsApp Image 2019 05 09 at 13.35.49A Sociedade Vegetariana Brasileira lançou na última semana uma campanha online para pedir a inclusão de opções veganas no cardápio da rede de restaurantes Giraffas.

Com mais de 410 lojas espalhadas pelo Brasil e no exterior, o Giraffas é líder em vendas de pratos no território nacional. São mais de 90 mil refeições por dia, alcançando uma média de 32 milhões de pratos servidos anualmente. A petição já conta com 50 mil adesões e pode ser acessada no site www.giraffasvegano.com.br 

Atualmente, 14% da população brasileira se declara vegetariana ou vegana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência, realizada em abril de 2018. Isso significa que cerca de 30 milhões de pessoas não consomem carnes ou lácteos por causa de restrições alimentares – seja por orientação médica ou estilo de vida. O compromisso com a oferta de um cardápio variado e que atenda a todos os perfis de público vai muito além de questões ambientais ou ideológicas: está diretamente ligado a uma função social de inclusão e respeito. 

“Em um País onde a situação econômica e social é tão precária, a oferta de ‘pratos que cabem no bolso dos brasileiros’ (como diz a própria empresa) com opções de proteína vegetal poderia proporcionar grandes benefícios nutricionais, ambientais e de saúde”, observa Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB. No Brasil, mais de 10 grandes redes já incluíram opções veganas nos cardápios. Entre elas temos Starbucks, Baked Potato, Brasileirinho Delivery, Seletti e Pizza Prime. Em algumas dessas unidades, a opção vegana chega a representar 15% do faturamento.

A pesquisa do IBOPE, divulgada em 2018, mostra ainda que há um rápido crescimento no interesse por produtos veganos (ou seja, livres de qualquer ingrediente de origem animal) na população em geral. Mais da metade dos entrevistados (55%) declara que consumiria mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem ou se tivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir (60%). Nas capitais, esta porcentagem sobe para 65%.  

“As questões comerciais e socioambientais deveriam ser suficientes para despertar a atenção da diretoria da empresa sobre este assunto. Queremos pedir a ajuda do público no preenchimento desta petição online para reforçar a relevância que o público veggie tem no Brasil”, conclui Mônica.

 

SOBRE O PROGRAMA OPÇÃO VEGANA

O programa Opção Vegana foi criado em 2016 e já conta com mais de 530 estabelecimentos atendidos. O programa oferece consultoria gratuita a restaurantes, lanchonetes e redes interessadas em implantar receitas veganas nos cardápios, ajudando no desenvolvimento, lançamento e comunicação dos pratos. 

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

 

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