Notícias

22/09/2022

Personalidade Veg: Ulisses Riedel

Compartilhe

Ulisses Riedel, ex-senador da República, se tornou vegetariano pelo caminho mais fácil, como ele mesmo diz.

"Quando minha mãe tinha 14 anos, foi levada até um matadouro. Ela ficou chocada e nunca mais comeu carne na vida", conta Riedel. 

Dez anos depois, a senhora Olga Riedel encontrou o Benedito Josué de Resende que, além de apaixonado, ficou inspirado pela opção da jovem e ainda observou que o vegetarianismo era o mesmo estilo de vida de filósofos como Sêneca, Pitágoras e Plutarco.

Passaram-se mais dez anos e então nasceu Ulisses.

"Por isso, na minha casa nunca entrou nenhum tipo de carne".

 

Com 80 anos, advogado e presidente da ONG União Planetária, Ulisses afirma que tem perfeita saúde e não toma remédio. "Sou pai biológico de sete filhos, todos vegetarianos, e dos meus 22 netos, pelo menos 20 também são". Segundo o senador, seus netos são os responsáveis pelo Aktivisto Veg, grupo de ativistas vegetarianos de Brasília.

 

"Eu aprendi o vegetarianismo por amor, depois soube que a carne não é um nutriente para o organismo humano, é como pegar um carro a gasolina e querer andar com diesel", diz. "Com o tempo percebi que é a opção alimentar mais econômica e recentemente descobri que a pecuária destrói nossas matas. E por causa de todo esse gado há três farmácias em cada esquina".

 

Para os jovens que ainda não compreenderam a importância do não consumo de carne, Ulisses é direto.

"Seria bom que observassem melhor a história humana e percebessem o quanto nós, seres humanos, somos estreitos. É preciso refletir sobre como as informações chegaram até nós, provenientes de pessoas acomodadas e costumes bárbaros do passado".

 

 

Posts relacionados