Notícias

22/09/2022

SVB aciona CONAR e CRN-4 sobre propaganda enganosa da Friboi

Compartilhe

Assista o comercial enganoso da Friboi em que uma nutricionista afirma que "carne é essencial"

  

O comercial veicula uma inverdade: a de que "carne é essencial". Quem transmite essa informação no vídeo é uma profissional da área (nutricionista), sendo que seu registro no Conselho Regional de Nutrição (CRN-4) aparece no vídeo. Conforme corroborado por inúmeras publicações acadêmicas e também por pareceres de instituições idôneas como a American Dietetic Association e o CRN-3, carne não é essencial – o que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal.

 

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), alertada por um de seus associados, reagiu ao caso: registrou denúncia junto ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR), objetivando a suspensão da veiculação da campanha. Ao mesmo tempo foi enviado ofício ao CRN-4 solicitando providências a respeito da conduta inadequada da nutricionista em questão.

 

Além disso, a SVB enviou ofício extrajudicial diretamente à JBS S.A., empresa responsável pela campanha, solicitando esclarecimentos e retratação a respeito da informação enganosa, bem como a suspensão imediata da veiculação do comercial.


Clique para ver cópia dos ofícios enviados:

 

Carta CONAR SVB Friboi imagem capa

Denúncia da SVB ao CONAR – Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária

 

Oficio SVB-CRN4 imagem capa

Ofício da SVB ao CRN-4 – Conselho Regional de Nutrição (Rio de Janeiro)

 

Carta SVB JBS imagem capa

Ofício da SVB à JBS S.A., responsável pela veiculação

 

 

Posts relacionados