Notícias
19/11/2024
Ação pelo Dia Mundial do Veganismo mobiliza voluntários da SVB em semáforos pelo Brasil
Compartilhe
No mês de novembro, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realiza mais uma vez a ação “Silêncio” em homenagem ao Dia Mundial do Veganismo, os voluntários dos Grupos e Núcleos da SVB promoveram uma ação significativa em semáforos de diversas cidades e diferentes Regiões, levando mensagens de empatia e conscientização pelo respeito aos animais explorados na alimentação.
A estratégia envolve a utilização de faixas em locais estratégicos das cidades, onde ativistas ficam posicionados para que os motoristas, enquanto aguardam nos semáforos, tenham acesso a imagem de pets (cão e gato) e a mensagem que os convida primeiramente a interagir: “Se você ama e respeita os animais, buzine”.
A interação dos motoristas desencadeia a exibição do outro lado da faixa, revelando a imagem de animais explorados na alimentação e a comovente mensagem: “1 minuto de silêncio para os animais que não são respeitados”. Durante a ação, são distribuídos folhetos da instituição que detalham as razões para aderir ao vegetarianismo.
Idealizada pelo grupo da SVB Curitiba em 2017, esta ação — que inclui o minuto de silêncio pelos animais e a distribuição de materiais informativos sobre o veganismo — foi replicada simultaneamente em diversas cidades, abrangendo diferentes regiões do Brasil e fortalecendo o impacto nacional da mobilização em defesa da causa animal.
Ricardo Laurino, vice-presidente da SVB e integrante do grupo de Curitiba, comenta sobre a origem da ação: “Essa iniciativa nasceu em 2017, quando apresentei a ideia para os voluntários do grupo Curitiba, depois de algumas semanas e melhorias na ação, fomos às ruas e percebemos o impacto positivo que ela gera, estimulando o questionamento quanto à forma como lidamos com os animais de uma maneira respeitosa e acessível. Hoje, ver essa ação crescer e alcançar tantas cidades é um sinal de que nossa mensagem está se espalhando e tocando o coração das pessoas pelo Brasil todo.”
A ação contou com a participação de voluntários de estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí. A presença em tantos estados reforça o compromisso da SVB em levar a mensagem do veganismo e o respeito aos animais a todos os cantos do país.
Foram distribuídos mais de dois mil folhetos institucionais abordando as razões para aderir ao vegetarianismo. Em Criciúma, além dos folhetos institucionais, também foram distribuídos materiais da campanha Segunda Sem Carne, o que despertou ainda mais curiosidade e diálogo sobre o tema.
Durante as ações, jovens e adultos mostraram interesse pelo assunto, como uma jovem que expressou o desejo de se tornar vegana. Em alguns municípios, parte do público registrou a ação e compartilhou nas redes sociais, marcando os voluntários da SVB e ajudando a espalhar a mensagem de forma ainda mais ampla. Em uma das cidades, policiais que acompanhavam a ação expressaram apoio e se sensibilizaram com a causa, destacando a relevância do movimento e reforçando o trabalho dos ativistas.
Patricia Marin, Coordenadora Nacional de Grupos da SVB, reforça a importância do trabalho voluntário pelo Brasil: “Nossa ação nos semáforos é um reflexo poderoso do comprometimento e da paixão dos nossos voluntários, que atuam com o coração e mente alinhados a um propósito maior: levar a mensagem de compaixão e respeito aos animais que ainda não são considerados pela maioria da população. Cada voluntário representa uma peça fundamental, contribuindo para uma mobilização que une eficácia e sensibilidade para impactar pessoas de todos os cantos do país”.
Complementa ainda que “esse esforço coletivo é a base do nosso movimento para mostrarmos que o garfo de cada cidadão pode ser a ferramenta de transformação que precisamos. Trabalhando em sincronia, ganhamos ainda mais força e ampliamos nossa capacidade de promover uma mudança significativa na sociedade”.
A SVB agradece a cada voluntário que, com dedicação e compromisso, levou essa importante mensagem adiante. É graças ao trabalho incansável de todos que seguimos ampliando a conscientização e promovendo um mundo melhor para os animais.