Notícias

07/01/2025

Anitta faz declaração sobre o consumo de carne em rede social

Compartilhe

A cantora Anitta, um dos maiores nomes atuais da música brasileira, usou suas redes sociais para abordar uma questão ambiental de grande relevância, para seus mais de 64,5 milhões de seguidores no Instagram. Tudo começou quando a artista publicou um story em que a torneira do local onde estava permanecia aberta, o que gerou críticas de internautas por suposto desperdício de água.

Em resposta, Anitta explicou que estava em um ambiente frio e que a água demorava para esquentar. Aproveitando a repercussão, fez uma importante reflexão: o impacto ambiental de consumir um hambúrguer de carne é muito maior do que o impacto de deixar a torneira aberta por alguns minutos. A fala da cantora chamou a atenção para o papel significativo do consumo de produtos de origem animal nas questões ambientais.

Essa não é a primeira vez que Anitta aborda o tema. Em 2019, a cantora se declarou por um breve período como vegana, porém voltando atrás da decisão em alguns meses. Em 2022, ela se tornou sócia da Fazenda Futuro, uma das maiores empresas de carnes à base de plantas no Brasil, e declarou interesse em promover alternativas mais sustentáveis na alimentação. Já em 2023, participou da campanha do Veganuary – que incentiva milhares de pessoas no mundo a experimentarem o veganismo no mês de janeiro. Embora tenha afirmado ser vegana no passado, não há informações recentes sobre sua adesão ao veganismo. Entretanto, sua influência ao tratar de temas como este é inegável e pode incentivar milhões de pessoas a refletirem sobre seus hábitos de consumo.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) reafirma que o consumo de produtos de origem animal, como carne, leite e ovos, é um dos principais responsáveis pelo desmatamento, emissão de gases de efeito estufa e consumo excessivo de recursos naturais, incluindo a água.

Para quem deseja entender mais sobre o impacto ambiental da pecuária e como fazer escolhas mais conscientes, a SVB disponibiliza gratuitamente o e-book “Comendo o Planeta”, que reúne dezenas de referências científicas e dados sobre como nossas escolhas alimentares podem ajudar a preservar o meio ambiente. O material, agora em nova edição, pode ser baixado diretamente no site da SVB.

A fala de Anitta reforça a necessidade de um debate mais amplo sobre a relação entre a alimentação e o meio ambiente, mostrando que até pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para o planeta.

Posts relacionados