Notícias
09/10/2024
Brasil Participa do Primeiro Encontro Mundial da Segunda Sem Carne no Terra Madre Salone del Gusto
Compartilhe
A cidade de Turim, na Itália, sediou o primeiro encontro mundial das campanhas Segunda Sem Carne, durante o prestigiado evento internacional de gastronomia Terra Madre Salone del Gusto. Organizado pelo movimento Slow Food, o evento reuniu produtores de alimentos e líderes de iniciativas que promovem dietas mais sustentáveis de diversas partes do mundo. O encontro global da Segunda Sem Carne foi viabilizado pela campanha original Meatless Monday, criada em 2003 pela Johns Hopkins University, por meio de seu centro de bem-estar.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) foi representada por Monica Buava, presidente da instituição e coordenadora da campanha Segunda Sem Carne Brasil. A SVB comemora 15 anos de sucesso no país, acumulando mais de 530 milhões de refeições à base de proteína vegetal, com destaque para o impacto da campanha em escolas públicas e o reconhecimento internacional com o prêmio C40 City Bloomberg Philanthropy Award conquistado pela cidade de São Paulo.
Monica participou de painéis importantes durante o evento, abordando o programa brasileiro PROVE, que incentiva o consumo de proteínas vegetais, além de discutir o sucesso da Segunda Sem Carne em instituições de ensino. Monica ressaltou que, apesar do crescimento da alimentação vegana, a Segunda Sem Carne é essencial para que as pessoas deem seus primeiros passos em uma alimentação mais consciente.
Segundo Buava, “a Segunda Sem Carne é uma ferramenta importante para a redução do consumo de carne no mundo. Ela possibilita que veganos criem uma rede de aliados, enquanto ainda há aqueles que não adotaram uma dieta totalmente livre de produtos de origem animal”. Esse tipo de movimento, ela argumenta, pode catalisar mudanças significativas quando somado ao trabalho político, ampliando o alcance e impacto das ações.
Os grupos que participaram do encontro compartilharam desafios, conquistas e definiram uma agenda comum para impulsionar a campanha globalmente. No Brasil, uma pesquisa realizada em 2021 pela SVB revelou que 5 em cada 10 brasileiros já optam por ficar ao menos um dia sem carne na semana, reforçando o papel transformador da campanha.
Ao se filiar à SVB você apoia a continuação de campanhas como o PROVE e a Segunda Sem Carne, ajudando a reduzir a compra de proteína animal pelo setor público e promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável. Filie-se a partir de R$20 por mês.