Notícias
05/04/2024
Campanha “Oceano Vivo” alerta sobre os limites da pesca e aquicultura durante o Dia Mundial pelo Fim da Pesca e Aquicultura
Compartilhe
Iniciativa conjunta da Sea Shepherd Brasil, Fórum Animal e Sociedade Vegetariana busca conscientizar sobre a proteção dos animais marinhos.
O oceano, fonte vital de vida e recursos, está sendo explorado além de seus limites de recuperação. Em meio ao crescimento da demanda global por peixes e frutos do mar, as populações de animais marinhos definham. Para alertar sobre essa problemática, as organizações não governamentais Sea Shepherd Brasil, Fórum Animal e Sociedade Vegetariana Brasileira uniram esforços na campanha “Oceano Vivo”, durante o Dia Mundial pelo Fim da Pesca e Aquicultura.
Em ação na Avenida Paulista, em São Paulo, voluntários das três ONGs mobilizaram o público com placas e banners, conscientizando os motoristas sobre a importância da proteção dos animais selvagens marinhos. Além disso, abordaram pedestres para dialogar sobre o tema, oferecendo degustações veganas e distribuindo cartões de papel semente para ampliar o conhecimento sobre a ação. Para os interessados, foi oferecido o livro “Receitas do Mar”, repleto de conteúdo informativo sobre o impacto humano nos oceanos e como podemos adotar opções veganas em nossas refeições.
No Memorial da América Latina, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a exposição “Oceano Vivo” na biblioteca, seguida por palestras que abordaram temas como “Senciência Animal”, ministrada pela veterinária Vânia Nunes do Fórum Animal; “Impacto Ambiental da Pesca e Aquicultura”, apresentada pela ambientalista Nathalie Gil da Sea Shepherd Brasil; e “Desmistificando o Consumo de Peixe”, conduzida por Alê Luglio, nutricionista da Sociedade Vegetariana Brasileira. O evento contou ainda com uma apresentação da Gate.io, patrocinadora do evento, destacando como a tecnologia blockchain pode apoiar causas como a redução do impacto da pesca. O encerramento foi marcado por uma palestra do vice-presidente da SVB, Ricardo Laurino.
Durante todo o evento, os participantes puderam desfrutar de comes e bebes oferecidos pela Savana Vegan Food, Uai Tofu e The New Foods, evidenciando a crescente variedade de opções veganas disponíveis.
A campanha “Oceano Vivo” destaca a urgência de repensar nossas práticas de consumo e a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos, incentivando alternativas sustentáveis e compassivas para garantir um futuro saudável para o nosso planeta e suas criaturas marinhas.
Fotos: Paulo Rogério – @paulorogerioq