Notícias

30/11/2025

Formações da SVB alcançam mais de 1000 profissionais de saúde da rede CEJAM ao longo de 2025

Compartilhe

De junho a novembro de 2025, a Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” – CEJAM, realizou 8 formações sobre alimentação sustentável para mais de 1000 profissionais de saúde da atenção primária! Ao longo desse percurso, alcançamos equipes dos setores de I a VII da atenção primária e também conselheiros gestores, fortalecendo o diálogo entre os equipamentos de saúde pública e as comunidades atendidas. 

Como parte do projeto Descobrindo Sabores, o ciclo de formações teve como propósito fortalecer a atuação dos profissionais, ampliando seu repertório sobre os benefícios da alimentação à base de vegetais e reforçando a conexão entre saúde, sustentabilidade e promoção da qualidade de vida. Durante os encontros, os participantes exploraram de maneira integrada como as escolhas alimentares podem impactar positivamente a saúde individual e coletiva, a segurança alimentar e o cuidado ambiental. 

A palestra nutricional, conduzida por Tatiana Consoli, Coordenadora do Departamento de Nutrição e Novos Projetos da SVB, contextualizou a alimentação vegetal dentro das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), abordando desde a prevenção de doenças crônicas até potenciais reduções de custos em saúde pública. Além disso, Tatiana esclareceu dúvidas frequentes, como cálcio, vitamina B12, alimentação em diferentes fases da vida e interseções com saúde mental, bucal e gestacional, discutindo-as de forma clara e acessível.

Em cada encontro, também tivemos o apoio dos Agentes de Promoção Ambiental (APAs), do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS/CEJAM), responsáveis por apresentar o universo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Suas falas ampliaram o olhar dos profissionais para ingredientes presentes nos territórios e capazes de enriquecer práticas alimentares cotidianas.

Além disso, organizadas pela SVB, demonstrações culinárias foram conduzidas pelas culinaristas Maria Lorenzetti e Mara Lima, que apresentaram receitas 100% à base de vegetais, saborosas, de alta rentabilidade e de fácil reprodução. Ao final, todos puderam experimentar as preparações, criando uma ponte prática entre teoria, cozinha e território.

As formações realizadas ao longo desses meses mostram a potência de uma parceria comprometida com a saúde pública e a sustentabilidade. Graças ao trabalho coletivo entre SVB e CEJAM, construímos espaços de aprendizado coletivo que ressoarão nos territórios, onde mais mil profissionais seguirão fortalecidos para promover a alimentação à base de vegetais de forma acessível, saudável e transformadora.

Posts relacionados