Notícias

08/10/2025

Mais de 500 profissionais de saúde da rede CEJAM conheceram os benefícios da alimentação à base de vegetais em formações da SVB

Compartilhe

Entre agosto e setembro de 2025, a Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” – CEJAM, realizou três formações sobre alimentação sustentável para mais de 370 profissionais de saúde da atenção primária dos hospitais públicos da rede. Desde o início do projeto em junho deste ano, já foram mais de 500 profissionais participantes! 

Como parte do projeto Descobrindo Sabores, esta ação teve como propósito fortalecer o papel dos profissionais de saúde na promoção de alimentos vegetais acessíveis e sustentáveis nos territórios em que atuam.

Durante as formações, os participantes conheceram os benefícios da alimentação à base de vegetais para a saúde, a segurança alimentar e a preservação ambiental. Também aprenderam como ingredientes vegetais simples e acessíveis podem compor refeições completas, ampliar cardápios e reduzir o consumo de produtos ultraprocessados.

A palestra nutricional foi conduzida por Tatiana Consoli, Coordenadora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, que detalhou o impacto positivo da alimentação vegetal no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), desde a prevenção de doenças crônicas até a redução de custos na saúde pública. Tatiana esclareceu as principais dúvidas nutricionais relacionadas à alimentação à base de vegetais, tais como, por exemplo, cálcio e vitamina B12, e destacou como essa forma de alimentação, em todas as idades, dialoga positivamente com temas de saúde mental, bucal e gestacional.

Com o apoio dos Agentes de Promoção Ambiental (APAs), que são profissionais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do CEJAM, foi realizada uma fala sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como PANCs. 

Cada encontro contou ainda com demonstração culinária organizada pela SVB, em que as culinaristas Maria Lorenzetti e Mara Lima ensinaram receitas acessíveis que a população pode implementar no dia a dia. Ao final, todos puderam degustá-las, tornando a experiência ainda mais prática e inspiradora. 

Sem deixar de lado a conexão entre soberania alimentar, sociedade e saúde, as formações evidenciam que a promoção de uma alimentação baseada em vegetais é uma ação concreta e transformadora, capaz de impactar positivamente a saúde das pessoas e fortalecer políticas públicas de alimentação sustentável em todo o país.

 

 

Posts relacionados