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materia vegetarianismo infancia respostaAnálise e confronto científico do artigo recém-publicado no The American Journal of Clinical Nutrition que avaliou o crescimento, composição corporal e riscos cardiovasculares e nutricionais entre onívoros, vegetarianos e veganos da Polônia. 

Um estudo polonês publicado no The American Journal of Clinical Nutrition (2021), comparou crianças de 5 a 10 anos que seguiam uma alimentação equilibrada vegetariana (n=63) e vegana (n=52) com a onívora (n=72). Os pesquisadores avaliaram a composição corporal, crescimento, risco cardiovascular e nutricional. O estudo mostrou que as crianças veganas consumiam mais fibras, carboidratos complexos, gorduras poli-insaturadas, folato, carotenoides, vitamina C e magnésio. Os veganos apresentaram os menores índices de massa corporal (IMC), estatura e gordura corporal, menores níveis de colesterol LDL bem como baixo nível de PCR (indicador de inflamação). Por outro lado, as crianças veganas apresentaram os maiores níveis de massa magra e melhores parâmetros protetores de doenças cardiovasculares. Embora uma menor ingestão de proteínas seja citada em veganos, a média de 42,4g por dia é mais do que adequada e excede a ingestão recomendada.

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SPT 04Ação foi realizada na comunidade do Vietnã, na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo (SP), e contou com a presença de nutricionistas e educadores físicos.

Os benefícios de uma dieta rica em vegetais associados à prática de exercícios físicos foram os principais assuntos abordados durante a primeira ação do Programa Saúde para Todos, criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). O trabalho foi realizado no dia 24 de abril, presencialmente, e cumpriu todo o protocolo sanitário, com sistema de triagem, aferição de temperatura de todos os participantes, horário marcado para atendimento, álcool em gel para o público e higienização de todos os equipamentos a cada atendimento. No total, cerca de 30 moradores da comunidade foram atendidos.

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img sojaRelação entre o consumo de carne e a produção da soja contribui com a redução na área plantada de culturas importantes como o arroz e o feijão, prejudicando o meio ambiente, a agricultura familiar e os hábitos alimentares regionais.

O protagonismo na balança comercial e o festejado desempenho econômico que a soja ocupa publicamente disfarça o avanço implacável da monocultura sobre os hábitos alimentares e agrícolas regionais. Juntamente com o milho, a oleaginosa representou mais de 90% de toda a safra de grãos colhida no Brasil na safra 2020/21, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Mas não é apenas o avanço geográfico e cultural que preocupa. Quase toda essa produção é destinada à exportação e produção de ração, uma dinâmica produtiva conhecida como “complexo soja-carne”. 

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foto vlt squareCriada pela SVB, ação tem o ator e roteirista Emiliano d’Ávila como embaixador e será realizada durante um mês no VLT, cujas estações estão localizadas na capital Fluminense.

Após um mês no metrô de São Paulo e em mídia de elevadores comerciais e residenciais da capital paulistana, a campanha “Se você ama um, por que come o outro?” estará presente no dia a dia do público carioca. Um trem do VLT, sigla para Veículo Leve sobre Trilhos, será adesivado com imagens da iniciativa, que busca sensibilizar o público carioca para a causa animal.

Criada pela da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a mensagem deverá circular a partir de hoje, impactando pessoas que circulam entre as estações Praia Formosa e o Santos Dumond, passando por pontos turísticos famosos como o Museu do Amanhã e o Boulevard Olímpico, Vila Olímpica, Candelária e Utopia AquaRio. A expectativa é que a campanha dure um mês.

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SMSC participando deliverydireto feed 2Ação estimula clientes a provar pratos veganos e reforça que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Na semana de 14 a 20 de junho, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Delivery Direto convidam o público a experimentar novos sabores na Semana Mundial Sem Carne. A campanha é um convite para trocar a proteína animal pela proteína vegetal por, no mínimo, sete dias e ganha ainda mais força no atual cenário. Em parceria com o Delivery Direto, o objetivo é incentivar os consumidores a escolherem pratos veganos em centenas de restaurantes com opção vegana que utilizam o aplicativo próprio de delivery. Em  2020, o número de novas lojas que usam a solução cresceu 225.93% em relação ao ano anterior. E 2021, caminha para ser ainda maior!

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materia17052021A pandemia de proporções globais provocada pela Covid-19 ainda não foi superada, mas já é possível observar mudanças consideráveis no comportamento dos consumidores.

A pandemia de proporções globais provocada pela Covid-19 ainda não foi superada, mas já é possível observar mudanças consideráveis no comportamento dos consumidores. As preocupações sobre o risco de transmissão do vírus aos animais e, consequentemente, aos humanos por meio de embutidos, carnes, leites e derivados fizeram disparar a procura por alimentos à base de vegetais – os chamados ‘plant based’.

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