Notícias
20/12/2023
Segunda sem Carne pelo Brasil: Curso do Cardápio Escolar Sustentável atinge mais de 5 mil colaboradores da Prefeitura de São Paulo. Confira as novas Prefeituras que aderiram a campanha durante o ano
Compartilhe
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) participa ativamente de iniciativas transformadoras em colaboração com prefeituras, impulsionando alternativas à base de vegetais na alimentação escolar.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, em parceria com a SVB, ofereceu um curso online do Cardápio Escolar Sustentável que atingiu, até o momento, mais de 5 mil colaboradores da Prefeitura de São Paulo.
Essa iniciativa faz parte dos esforços da cidade para tornar a alimentação escolar mais sustentável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP). O curso visa reduzir as pegadas de carbono, hídrica e ecológica associadas à produção de alimentos, destacando pratos à base de vegetais, a compra de insumos da agricultura familiar e o aproveitamento integral dos alimentos.
Aberto para toda a equipe da cozinha e membros da comunidade escolar, o curso é conduzido de forma online, com a concessão de um certificado de participação aos concluintes dos 7 módulos, que abordam temas variados relacionados à alimentação escolar sustentável. O curso incluiu a participação de convidados especiais, como agricultores familiares e professores que puderam aprender receitas que serão implementadas no cardápio escolar da rede municipal de forma gradual.
Em 2023, a SVB com Prefeitura Municipal de Uberaba, em colaboração com a Secretaria de Educação (Semed), também conduziu durante o 3° Encontro da Agricultura Familiar e Dia da Merendeira, uma série de treinamentos culinários através do programa local, intitulado “Programa Alimentação Sustentável: novos sabores”, que tem como objetivo substituir a proteína animal por proteína vegetal uma vez por semana na merenda escolar. Após um projeto piloto, envolvendo 25 unidades conveniadas que atendem atualmente 2.281 alunos toda semana, a prefeitura planeja expandir para as unidades de ensino da rede municipal.
Mogi das Cruzes foi outra cidade que se associou à SVB para o projeto “Novos Sabores na Merenda”, no qual durante uma semana, 600 cozinheiras participaram de treinamentos culinários e palestras ministradas pelo time de nutricionistas da SVB. A iniciativa da Prefeitura de Mogi busca enriquecer e diversificar o cardápio da merenda escolar, visando os benefícios para a saúde das crianças e contribuindo para um impacto ambiental positivo. Esses esforços evidenciam um compromisso crescente em promover escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis nas comunidades escolares.