Notícias
10/11/2024
SVB marca presença na COP16 – o maior encontro global sobre biodiversidade
Compartilhe
A Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB esteve presente na COP16, o maior encontro global sobre biodiversidade, que reúne representantes de mais de 160 países com a presença de chefes de Estado, entidades do terceiro setor, da iniciativa privada e de movimentos organizados da sociedade civil.
Michelle Letran e Raphael Sebba, representantes da SVB, acompanharam as discussões sobre diversos temas, com especial foco em sistemas alimentares. A pecuária extensiva e a monocultura de larga escala utilizada para produzir ração para os animais ditos de produção estão entre as principais atividades causadoras de desmatamento, perda de biodiversidade e ecossistemas. Além disso, contribuem fortemente para as emissões de gases do efeito estufa, tema que será discutido na COP29 sobre as mudanças climáticas. Outro ponto de grande importância é em relação a monotonia alimentar e a necessidade de que cada país trabalhe incentivos e projetos relacionados a agricultura familiar, agroecologia e planos de ação que permitam um maior acesso da população a alimentos saudáveis e variados, contribuindo também para a preservação e restauração de solos.
O Governo brasileiro foi representado pelas Ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A SVB esteve com ambas e aproveitou a oportunidade para entregar à Ministra Marina Silva uma carta destacando a urgência de incluir sistemas alimentares na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, nos planos e nas políticas de implementação relacionados a adaptação e mitigação climática. A carta foi escrita pela Mercy For Animals do Brasil, pela Humane Society International e pelo Good Food Institute Brasil e assinada por 31 entidades, dentre as quais a SVB.