Notícias

30/11/2025
SVB na COP30: Juventude, política pública e comida como solução climática
Compartilhe
A Sociedade Vegetariana Brasileira -SVB marcou presença na COP30, em Belém, com uma agenda intensa voltada ao fortalecimento de políticas públicas, educação climática, promoção de proteínas vegetais e articulação com governos, sociedade civil e juventude do Brasil e do mundo. Nossa delegação contou com Alessandra Luglio, diretora do departamento de Saúde e Nutrição, Gabriela Marcondes, analista de Campanhas, Luiz Amorim, especialista em Relações Governamentais e Marcela Borges, diretora de Planejamento.
Participação na Conferência de Juventude e Crianças (COY20)
De 6 a 8 de novembro, participamos da COY20, a Pré-Cúpula da Juventude para a COP30, que reuniu mais de 600 crianças e jovens de diversos países. A SVB preparou kits informativos com materiais educativos para todos os participantes e foi representada por Alessandra Luglio, que apresentou uma palestra impactante sobre como a alimentação influencia diretamente o clima e a saúde do planeta. A programação contou com plenárias, oficinas, eventos paralelos, networking e um jantar especial de encerramento — todas as refeições seguindo princípios 100% plant-based, valorizando ingredientes locais e práticas de baixo desperdício.
A SVB na COP30: Atuação institucional e incidência global
Durante a COP30, a equipe da SVB esteve envolvida em uma série de atividades estratégicas que reforçam a importância dos sistemas alimentares como parte central da agenda climática.
1. Tradução e articulação internacional no painel da Dinamarca
Após o painel sobre proteínas alternativas realizado no Pavilhão da Dinamarca com a presença de Moisés Savian, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a SVB teve a oportunidade de dialogar com o Ministro da Dinamarca, que solicitou nosso apoio Memorando de Entendimentos (MoU) em negociação entre os dois países sobre incentivos para proteínas vegetais.
2. Participação em painéis da Blue Zone e coletiva de imprensa
No dia 15 de novembro, a SVB participou do painel “How to measure and drive sustainable and resilient food policies in the Global South”, realizado no Action on Food Hub, na Zona Azul da COP 30. O evento foi organizado pela ProVeg International, ProVeg Brasil, SVB e The Pollination Project Foundation e Mighty Earth, reunindo organizações comprometidas com a transformação dos sistemas alimentares no Sul Global.
Antes do início formal do painel, tivemos a oportunidade de apresentar, durante 10 minutos, o trabalho da SVB na promoção de políticas públicas alimentares baseadas em evidências, incluindo o programa Cardápio Sustentável Municipal, nossa atuação no CONSEA e iniciativas voltadas à ampliação de refeições plant-based nas redes públicas de educação e assistência social.
Em seguida, o painel reuniu representantes da SVB, ProVeg Brasil e Mighty Earth, que trouxeram perspectivas sobre ferramentas de política pública, desafios estruturais e caminhos para acelerar a transformação dos sistemas alimentares no Sul Global.
O segundo painel que a SVB organizou no Pavilhão Food Roots and Routes na Zona Azul da COP 30 entretanto, foi cancelado devido ao incêndio que interrompeu as atividades em parte dos pavilhões nos dias 20 e 21 de novembro. A SVB também participou de uma Press Conference ao lado de organizações internacionais de proteção animal, debatendo o trabalho realizado no Brasil e a urgência de integrar sistemas alimentares à agenda climática.
4. Lançamento do Observatório de Políticas Públicas
A SVB apoiou o lançamento do Observatório de Políticas Públicas, oriundo de uma parceria entre The Pollination Project Foundation, SVB e ProVeg Brasil, no qual foram compiladas mais de 180 proposições e projetos de lei que afetam as políticas alimentares no Brasil. O Observatório nasce com o propósito de fortalecer políticas públicas de alimentação sustentável em municípios de todo o país.

5. Exposição “Cinzas da Floresta”
A SVB apoiou a exposição criada pelo artivista Mundano, em parceria com a Parede Viva, que reuniu mais de 250 artistas do sul global que criaram telas com cinzas e carvão de biomas destruídos pelo fogo do desmatamento. Além de denunciar os impactos das queimadas do agronegócio, a iniciativa reverteu recursos para a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias pela realização da venda das telas durante a duração da exposição. O recado da SVB neste espaço foi direto: comida é parte da solução — e apagar o fogo também passa pelo nosso prato. Esse recado foi dado por artistas apoiadores da SVB: Flávia Braun, Ivan di Simoni, Paula Villas, Anderson Nazario, Pamela Cristina.
6. Participação em debates temáticos
A SVB também esteve presente em diversos pavilhões e na Cúpula dos Povos discutindo temas essenciais, como:
- sistemas alimentares sustentáveis e resilientes;
- agricultura regenerativa e agroflorestas;
- produção orgânica;
- alimentação escolar;
- cozinhas solidárias;
- investimentos para proteínas vegetais;
- saudabilidade do alimento, soberania alimentar e nutrição adequada;
- impacto nutricional e ambiental das escolhas alimentares.
Grande parte do trabalho realizado foi com foco em destacar a importância da diversificação alimentar sustentável e dos benefícios das proteínas vegetais para clima, saúde e soberania alimentar. A SVB conversou com diversas personalidades e lideranças sobre seus programas e campanhas, buscando sempre ampliar apoio político, institucional e midiático para fortalecer nossa atuação em todo o país.
7. Marcha Mundial pelo Clima
Com o apoio de voluntários da SVB, foi realizada uma ação especial durante a Marcha Mundial pelo Clima, que reuniu mais de 70 mil pessoas nas ruas de Belém, ampliando a mensagem sobre sistemas alimentares e proteção animal como um eixo da justiça climática.
8. Belém Gastronomia Sustentável
Durante meses que anteciparam a COP30, a SVB, em parceria com Proveg e culinaristas da região, desenvolveu o “Belém Gastronomia Sustentável”. Este projeto teve como objetivo implementar opções veganas saborosas em diversos restaurantes, hotéis e padarias da região, valorizando ingredientes amazônicos, PANCs e temperos regionais, para mostrar ao mundo a diversidade e a potência da culinária plant-based brasileira Para ajudar os participantes da COP30 a esolherem opções veganas, foram destruídos milhares de cartões com com QR codes para divulgar os estabelecimentos locais participantes.
Comida como solução climática: a mensagem que levamos ao mundo
A participação da SVB na COP30 reforçou que não há futuro climático viável sem transformar os sistemas alimentares. Acreditamos no poder da alimentação para regenerar territórios, proteger florestas, reduzir emissões, promover saúde e fortalecer a autonomia das comunidades.
Seguimos trabalhando para que essa pauta esteja no centro das políticas públicas e das decisões globais.

