Notícias
01/07/2024
SVB participa de entrevista no Jornal O Globo sobre alimentação vegana
Compartilhe
A jornalista Maíra Rubim entrevistou a nutricionista Alessandra Luglio, Diretora do Departamento de Saúde e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em um vídeo recente do Jornal O Globo. Durante a entrevista, Alessandra trouxe informações valiosas sobre a origem das proteínas em uma dieta vegana e desmistificou diversas crenças sobre a alimentação vegana.
De onde vêm as proteínas de origem vegetal?
Alessandra destacou que todos os alimentos de origem vegetal contêm proteínas e aminoácidos essenciais. “As proteínas estão em todos os alimentos de origem vegetal, sem exceção,” afirmou a nutricionista. Ela explicou que a combinação adequada dos alimentos é fundamental para garantir a ingestão suficiente de proteínas. “A maior fonte de proteína vegetal no nosso dia a dia são as leguminosas: feijões, lentilhas, ervilha, grão de bico e soja – que pode ser consumida como tofu ou proteína texturizada de soja,” explicou Alessandra.
Montando um Prato Vegano Saudável
Além de discutir as fontes de proteína, Alessandra ensinou a montar um prato vegano saudável, enfatizando a importância de combinar diferentes alimentos. “Se eu combinar os feijões com cereais, como arroz, milho ou trigo, um pouco de cada um desses alimentos irá formar uma quantidade suficiente de proteínas,” disse ela. A nutricionista ressaltou que um prato variado, composto por diferentes tipos de alimentos, contribui para a obtenção de todos os nutrientes necessários.
Alimentação Vegana Acessível
Outro ponto abordado na entrevista foi a acessibilidade da alimentação vegana. Alessandra rebateu o mito de que a dieta vegana é mais cara, afirmando que frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais são naturalmente mais baratos do que carnes e laticínios. “Uma alimentação vegana pode ser acessível e saudável, basta saber escolher e combinar os alimentos corretamente,” concluiu.
A SVB agradece e enfatiza a importância da visibilidade ao movimento vegano em espaços como o Jornal O Globo, ajudando a disseminar informações corretas e baseadas em evidências científicas sobre a alimentação vegana, desmistificando preconceitos e incentivando escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis.
Para conferir a entrevista na íntegra, acesse este link.