Notícias

11/11/2024

SVB participa do 2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade e reforça a urgência de escolhas éticas e sustentáveis

Compartilhe

No dia 24 de outubro de 2024, a presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Mônica Buava, participou do painel “Comer e conscientizar é só começar” durante o 2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade. O evento, voltado ao público B2B, debateu práticas e desafios para uma alimentação sustentável, com foco no combate ao desperdício e na responsabilidade ética das escolhas alimentares.

Mônica Buava destacou a importância da alimentação vegana como o caminho ideal para um planeta mais saudável e sustentável. Em sua fala, ela ressaltou que, para além das questões de saúde e ambientais, há uma urgência ética em torno da alimentação baseada em vegetais: “As pessoas com mais privilégios precisam usar esse poder para fazer escolhas responsáveis. Elas têm a obrigação moral de escolher uma alimentação sem animais, pois podem e devem fazer essa escolha em benefício do planeta e de todos os seres vivos.”

Em um painel repleto de líderes do setor de alimentação, Mônica enfatizou como a escolha por uma alimentação livre de produtos de origem animal representa um compromisso com o planeta e com a justiça social. No Brasil, país conhecido como o “celeiro do mundo”, é inaceitável que tantas pessoas sofram com a fome, enquanto vastos recursos são destinados à produção de carne e derivados. Segundo Mônica, o desperdício ocorre em todas as etapas da cadeia produtiva de alimentos de origem animal, e isso compromete recursos que poderiam ser direcionados a uma alimentação mais justa e eficiente.

 

 

 

O painel, mediado por Ana Rita Barros Cohen, CEO da Sustainable Kitchens, contou também com a participação de Raphael Bottura, diretor administrativo do Restaurante Badebec; Vinícius Rojo, da Go Mama ESG Catering; e Roberta Rapuano, CEO da duLocal. Esses profissionais compartilharam iniciativas que visam reduzir o desperdício de alimentos em suas empresas, promovendo um consumo mais consciente e reduzindo o impacto ambiental.

O evento, como um todo, buscou não só levantar questões de sustentabilidade, mas propor uma mudança efetiva de hábitos, com o veganismo como alternativa essencial para quem busca uma vida mais ética e consciente. Para a SVB, esse é um compromisso diário e coletivo, em que cada escolha conta.

Posts relacionados