Notícias

09/09/2025
SVB realiza Curso de Introdução à Nutrição Vegana e feira vegana em São Luís
Compartilhe
Nos dias 4 e 5 de setembro, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promoveu em São Luís do Maranhão a 23ª edição do Curso de Introdução à Nutrição Vegana, reunindo quase 100 profissionais da saúde e estudantes em dois dias intensos de aprendizado e troca de experiências.
O curso foi conduzido pelo time do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, formado por Alessandra Luglio (diretora), e as nutricionistas Paula Gandin e Thaisa Navolar, além da participação especial de Ricardo Laurino, vice-presidente da SVB, que esteve presente na abertura.
Segundo Alessandra Luglio:
” Mais uma vez a SVB levou seu curso de introdução à nutrição vegana para longe do eixo sudeste expandindo sua área de atuação levando informação e ciência que respalda a nutrição vegana para que profissionais de saúde possam atender com conhecimento, segurança e respeito a demanda crescente de pessoas que buscam reduzir ou abolir o consumo de alimentos de origem animal. O curso e a feira vegana fomentou e fortaleceu a nutrição vegana e o veganismo na região. É um prazer fazer parte!”
O conteúdo abordado durante o curso foi pensado para atualizar e capacitar profissionais em relação às evidências científicas mais recentes sobre nutrição vegana, destacando a importância da prática clínica baseada em ciência e alinhada às recomendações internacionais.
Feira vegana fortalece o empreendedorismo local
Paralelamente ao curso, foi realizada uma feira vegana aberta ao público e gratuita, que contou com 11 expositores locais (@saborsator, @graovegetal, @natullie_oficial, @sintropiacosmeticos, @temperosdoheitor, @nani.vegana, @pretachicprodutos, @ri2.all, @verdeurbano.slz, @agu.criacoes, @biocosmeticosdiyempreende). O evento foi uma oportunidade para valorizar o empreendedorismo vegano de São Luís e aproximar a comunidade de novos sabores, produtos e iniciativas sustentáveis.
Além de fortalecer os negócios locais, a feira também arrecadou alimentos não perecíveis veganos, doados posteriormente à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ampliando o impacto social do encontro.
A coordenadora do núcleo da SVB em São Luís, Danielle Cerqueira, destacou a importância da feira para a cidade:
” A realização da feira vegana foi importante não apenas para dar visibilidade aos produtores locais, mas para incentivá-los e apoiá-los no desafio de empreender. Afinal, o fomento ao consumo de produtos veganos é de extrema relevância para o bem dos animais, da nossa saúde e do planeta. A reação do público que prestigiou o evento foi muito receptiva. Foi, sobretudo, uma troca de experiências. Ao final, ainda pudemos doar para a APAE os alimentos não perecíveis de origem vegetal levados pelos visitantes”.
O evento só foi possível graças ao empenho e dedicação do núcleo de voluntários da SVB São Luís, que trabalharam intensamente para levar a atividade à capital maranhense. A iniciativa evidenciou o quanto a cidade ainda é carente de atividades ligadas ao movimento vegano, mas também mostrou o potencial e a abertura da população para novos conhecimentos e práticas.
O curso e a feira também tiveram grande repercussão na mídia local, com cobertura em TV, rádio, jornal e portais online.
Confira algumas das matérias e entrevistas:
- TV Mirante – Bom Dia Mirante (Globo)
- TV Timbira – Ao vivo
- Rádio Timbira – Entrevista
- TV Cidade MA – Entrevista
- Portal Rita Matos – Reportagem completa

