Notícias

12/08/2024

SVB, restaurantes veganos e Abrasel lançam Comissão Vegana na Abrasel São Paulo

Compartilhe

No dia 29 de julho, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o Coletivo de Restaurantes Veg e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizaram um encontro na sede da Abrasel São Paulo para lançar a Comissão Veg dentro da associação. O evento marcou um importante passo para o fortalecimento e capacitação do setor de alimentação vegana na cidade.

Mônica Buava, presidente da SVB e sócia do restaurante POP Vegan Food, destacou a importância da formação deste grupo: “A ideia é que esse grupo se fortaleça para poder construir ações de fortalecimento do setor e também capacitação. Muitos empreendimentos veganos surgiram como uma ferramenta de ativismo, com pessoas entrando por amor à causa, não necessariamente vindo da área de gastronomia ou administração de empresas.”

O encontro contou com a presença de mais de 30 CNPJs e levantou as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, como gestão de pessoas e comunicação. Além disso, a SVB possui mais de 40 restaurantes conveniados apenas na cidade de São Paulo, demonstrando a força e o potencial do movimento.

Um dos desdobramentos mais significativos do encontro foi o compromisso da Abrasel em apoiar o setor contra o Projeto de Lei 304/24, que previa a proibição do uso do termo “carne” para alimentos de origem vegetal análogos à carne. “A proibição prejudicaria imensamente a acessibilidade à comida vegana. Acessível não é só uma questão de preço, mas também se a pessoa entende a mensagem que queremos transmitir,” explicou Buava.

Essa aproximação rendeu frutos rapidamente. No dia 31 de julho, representantes da SVB, Abrasel e da The Good Food Institute (GFI) conseguiram uma reunião com o Secretário Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Arthur Lima, para discutir os problemas que o PL traria caso fosse sancionado.

Finalmente, no dia 6 de agosto, foi publicado no Diário Oficial do Estado o veto total ao PL, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas, representando uma grande vitória para o movimento vegano.

A SVB, organização sem fins lucrativos, tem como objetivos promover a alimentação vegana em todos os seus aspectos, cooperar com organizações de objetivos semelhantes e representar a causa do vegetarianismo em organismos locais, regionais, nacionais e internacionais.

A Abrasel, por sua vez, tem a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo para um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver.

Esta parceria entre SVB, restaurantes veganos e Abrasel é um passo significativo para o fortalecimento do setor e a promoção de uma alimentação ética e sustentável.

Posts relacionados