Notícias

22/09/2022

Vigilância da imprensa: SVB aciona UOL, Época, Crescer e Revista Nova

Compartilhe
 
"Crianças não devem ser vegetarianas" e outras inverdades
 
Sabemos que um dos principais pilares para a adoção do vegetarianismo é a segurança a respeito da adequação nutricional desta forma de alimentação. Exatamente por isso, a SVB dedicou-se a contribuir para que o Conselho Regional de Nutrição de São Paulo (CRN-3) publicasse, ainda no final de 2012, um parecer com bases científicas atestando a viabilidade nutricional das dietas vegetarianas em qualquer fase da vida.

Porém, é esta também uma das principais áreas em que há desinformação na imprensa: "Crianças não devem ser vegetarianas", "A proteína da carne é essencial" e "O cálcio do leite é necessário para a boa saúde dos ossos" são apenas alguns exemplos dos mitos que são reproduzidos ocasionalmente em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira – e o pior: frequentemente baseados em entrevistas com médicos e nutricionistas igualmente desinformados.

Uma edição anterior da Revista Crescer, por exemplo, trazia citações afirmando que "crianças não devem adotar dietas vegetarianas" e que "se também não consumir leite e ovos, ficará com deficiência de cálcio e proteínas". As afirmações são contrárias aos principais pareceres de nutrição do mundo que versam sobre nutrição vegetariana. Após receber as primeiras mensagens da SVB, a revista colocou-se à disposição para veicular quaisquer correções técnicas que houvesse a ser feitas. As correções foram enviadas e, no momento de publicação desta matéria, aguardavam publicação.

Posicionamento da SVB solicitando revisão da matéria "Criança pode ser vegetariana?", publicada na Revista Crescer (clique na imagem para visualizar o PDF)

 

Outros erros graves, reproduzindo preconceitos ultrapassados a respeito de proteínas, ferro e outros nutrientes na dieta vegetariana, foram veiculados recentemente na UOL Mulher ("Criança que segue dieta vegetariana precisa de acompanhamento nutricional rigoroso", diz a matéria) e na Revista NOVA (onde afirma-se que "Cortar a proteína animal do cardápio ou qualquer outro grupo alimentar não é recomendado para a saúde"). A SVB foi atendida por ambos os veículos, que prometeram acolher as correções que a entidade enviou.

  

Posicionamentos da SVB solicitando revisão das matérias publicadas na UOL Mulher e na Revista NOVA (clique nas imagens para visualizar os PDFs)

 

Revista Época e o artigo "Alfaces sofrem?"

Por vezes, a SVB recebe de seus filiados, ainda, queixas a respeito de artigos ofensivos, preconceituosos e/ou intolerantes, o que representa um dano diferente, porém não menos significativo, aos avanços sociais conquistados e futuros por parte do movimento vegetariano. Um caso recente foi a divulgação do desrespeitoso artigo "Alfaces sofrem?", na coluna de Walcyr Carrasco da Revista Época. O Departamento de Ética Animal da SVB reagiu com um pedido de direito de resposta e, após algumas mensagens trocadas, ficou acertado que será publicado texto de cerca de dois mil caracteres refutando as falácias e preconceitos publicados naquele artigo.

Pedido de direito de resposta da SVB a respeito do artigo "Alfaces Sofrem?", publicado na Revista Época (clique na imagem para visualizar o PDF)

ATUALIZAÇÃO: REVISTA ÉPOCA

Na Revista Época de 28 de julho de 2014, foi publicada uma versão resumida do texto enviado pela SVB em resposta ao artigo de Walcyr Carrasco. O texto completo pode ser acessado aqui.

 
 

Posts relacionados