Notícias

18/02/2014

Lasanha de berinjela com mandiokeijo

Compartilhe

A eco chef Marta Tatini ensina a fazer uma lasanha que, além de não ter glúten, é composta de várias fontes de vitaminas. "É um prato leve, para comer em qualquer horário", diz. Entre os ingredientes, a mandioquinha ajuda na digestão, e a berinjela reduz o colesterol. "Usei também o broto de feijão, que, por ser vivo, concentra melhor as qualidades da leguminosa, ou seja, tem mais ferro e cálcio", explica a chef.

Ingredientes:
50 g cogumelo funghi secchi
100 g de raiz de lótus grelhada
100 g de broto de feijão
100 g de pimentão verde e vermelho cortado em tiras
200 g cenoura cortada em fatias bem finas
300 g de abobrinha cortada em fatias finas
200 g de mandioquinha cortada em fatias bem finas
200 g de Mandiokeijo
Garam masala, noz moscada, salsinha e sal de ervas a gosto.

Modo de preparo:
Massa falsa de abobrinha, cenoura e mandioquinha: fatiar a abobrinha, a cenoura e a mandioquinha em rodelas bem finas com um mandolim ou no processador para que fique bem fina. Temperar com shoyu. Molho bechamel de leite de amêndoas e funghi: coloque água e funghi e deixe reduzir pela metade. Coloque o leite das amêndoas aos poucos, mexendo com o "fouet" (batedor de arame). Acrescente a noz-moscada e acerte o sal. Caponata de berinjela: doure o alho e o alho-poró no azeite. Coloque os pimentões e as cenouras e deixe cozinhar um pouco. Adicione as berinjelas cortadas em cubos. Coloque o molho de tomate e a água. Após murchar e reduzir o líquido, acrescente os temperos (uma colher de garam masala, noz moscada e sal marinho). Após tudo pronto, é só ir fazendo as camadas e assar. Dica: Utilize flor de sal ou sal marinho com ervas.

Martha Tatini é eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica. Realiza buffets orgânicos, consultoria e entrega de refeições orgânicas gourmet. E-mail: marthatatini@uol.com.br Telefone: 0/xx/11/95385-5292 Acesse o site www.taiobagastronomia.com ou o blog. Fonte: marthatatini.blogspot.com.br

Posts relacionados