Notícias
16/11/2007
11 Festival Vegano Internacional
Compartilhe
SOCIETY (O primeiro Festival Vegano na Índia) O 11 Festival Vegano Internacional aconteceu pela primeira vez na Índia, um país de tradição vegetariana, mas onde o veganismo ainda é pouco conhecido. Foi em Murdeshwar, um local de peregrinação, onde está a maior estátua de Shiva da Índia. O Hotel, à beira da praia, tinha boas instalações e um visual deslumbrante para o mar. Gente de cerca de 10 diferentes países, entre os quais África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, Grã Bretanha, Irã, Israel, Itália, Nova Zelândia, República Checa, Suécia, além, lógico, da Índia, reuniu-se para debater os benefícios e vantagens do veganismo – além dos efeitos nefastos do consumo de carne e produtos de origem animal de um modo geral.
Presente a criadora do Festival e organizadora de 3 Festivais na Dinamarca, Kirsten Jungsberg, vegetariana desde os cinco anos de idade e vegana desde 1979 (há 27 anos). Também presente o organizador do 9 Festival Vegano Internacional, na Austrália, Zalan Glen. Veja relatório de Zalan.
O clima foi muito agradável durante todo o evento, que contou com excelentes apresentações.
Shankar Narayan, presidente da Sociedade Vegana Indiana e coordenador para a Índia da União Vegetariana Internacional trabalhou incansavelmente por mais de um ano, de forma totalmente voluntária, para organizar o Festival. E o resultado se mostrou: foram 6 dias recheados de palestras, muitas apresentações artísticas e muita confraternização, num clima informal e amistoso.
Iniciamos todas as manhãs com uma prática de ioga, cujo instrutor gentilmente nos recebeu durante o Festival em sua casa típica indiana, oferecendo não só um excelente almoço, mas uma tarde muito agradável, com apresentação de danças típicas pelos aldeões e com direito a uma demonstração de subida em um altíssimo coqueiro. Encontros assim, além de fortalecerem os laços entre os ativistas, são momentos de inspiração e de carregar as baterias para o árduo trabalho à frente de lutar para que o veganismo seja conhecido e praticado cada vez mais.
Encontrei vários conhecidos de outros eventos internacionais, entre os quais gente que veio para o 36 Congresso Vegetariano Mundial, em Florianopolis, e pessoas que conheci no 8 Festival Vegano Mundial, em San Diego, em 1995, como a Karin Gunarson e o Juan Deguara.
É a grande família vegana que se desloca pelos sete mares a fim de fazer parte dessa rede que trabalha por um mundo melhor, sem crueldade e sem exploração, um mundo sustentável, compassivo, pacífico e sem fome.
No dia 2 de outubro, dia do nascimento de Gandhi, fizemos uma Caminhada pela Paz, por cerca de 2 quilômetros, do Hotel até o portão da cidade.
Os passeios foram divertidos: fábrica de caju, casa do instrutor de ioga e Jog Falls, a maior queda d´água da Índia.
Brazil e Itália apresentaram proposta de organizar os próximos Festivais Veganos. O comitê Serena Coles em breve informará datas e locais. O Brazil está preparado para organizar um Festival Vegano Internacional no Rio de Janeiro em 2009. Estão todos convidados!
Veg in Rio 2009
Marly Winckler – coordenadora para a América Latina e Caribe da União Vegetariana Internacional, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, organizadora do 36 Congresso Vegetariano Mundial e do 1 Congresso Vegetariano Latino-americano e Brasileiro |