Notícias

26/05/2007

Crianças vegetarianas

Compartilhe
A dieta vegetariana bem planejada é adequada nutricionalmente para crianças.
Entidades oficiais como a Associação Americana de Pediatria, assim como a Associação Dietética Americana, suportam esse parecer.

Exceto pela escolha dos tipos de alimentos para grupos vegetarianos, a única diretriz de complementação dietética que difere dos onívoros está na utilização da vitamina B12. Esta, por segurança, deve ser oferecida inclusive para os ovo-lactovegetarianos.
Quando existe uma diretriz de condutas nutricionais (tipos de alimentos a serem oferecidos, época de introdução de alimentos e consistências), elas são baseadas em publicações que exploraram os assuntos de maneira sistemática, justamente para servirem como guias para a orientação nutricional. A dieta vegetariana segura está embasada em tais guias também, seja em adultos ou crianças.
Esse tipo de conduta e atitude ocorrida nos EUA, além de causar má impressão sobre o vegetarianismo, expressa a negligência dos pais e a incapacidade de criar uma criança de forma adequada, dentro de um padrão de alimentação vegetariano.
Como vegetarianos, por mais que alguns possam ser contra muitas formas de manifestação das políticas atuais e da forma de tratamento de animais, devemos ter coerência nas orientações que seguimos, buscando-as em profissionais e materiais que sejam confiáveis, e não apenas em filosofias que não foram testadas de forma adequada. De boas intenções o inferno está cheio…
O caso em questão traz à tona aspectos relevantes relacionados ao comportamento humano inadequado, e não técnico da dieta vegetariana, apesar desse último ter sido negligenciado também.
Seja coerente!
 

Dr. Eric Slywitch – coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB

Posts relacionados