Notícias
26/05/2007
Uso de suplementos nutricionais na dieta vegetariana
Compartilhe
As demais recomendações de suplementação em gestantes, crianças e idosos são as mesmas prescritas para os que comem carne.
Se há recomendação de suplementação para algumas etapas da vida de um vegetariano, podemos considerar que a dieta vegetariana é saudável ou adequada?
Sim, podemos!
Crianças (que utilizam ou não carne) recebem suplementação de ferro e algumas vitaminas em determinados períodos da infância.
Gestantes (que utilizam ou não carne) também recebem suplementação (ferro e ácido fólico) como medida profilática.
O Instituto de Medicina dos EUA e o Food and Nutrition Board recomendam suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% desses indivíduos apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.
Atualmente a farinha de trigo comercializada é enriquecida com ferro e ácido fólico como medida preventiva de saúde coletiva.
Se considerarmos que o uso de suplementação torna inadequada uma dieta, devemos considerar que não deveríamos passar pela infância, gestação e nem ultrapassar os 50 anos de idade, pois, em cada um desses ciclos de vida, não foi encontrada uma "dieta ideal" (que não precisaria ser suplementada em momento algum).
A incidência de diversas patologias é marcadamente reduzida ao se adotar uma dieta vegetariana (leia o folheto "O vegetarianismo e a sua saúde"). Isso, por si só, sugere a adequação da dieta vegetariana ao organismo humano.
Dr. Eric Slywitch
Médico, coordenador do departamento científico da Sociedade Vegetariana Brasileira. Especialista em nutrologia (ABRAN) e nutrição enteral e parenteral (SBNPE). Pós graduado em nutrição clínica (GANEP). Especialista em nutrição vegetariana.