Notícias

22/09/2022

Grupo OCA une forças com SVB na luta pela conscientização

Compartilhe

Atualmente o grupo Oca tem como principal objetivo orientar sobre o funcionamento de várias questões ambientais e conscientizar sobre as atitudes nocivas para o meio ambiente, buscando a integração do ser. “Percebemos que as pessoas não se inserem como parte da natureza e é isso que gera omissão inconsciente da coletividade. Como meio de comunicação usamos arte, desenhos, poesia, música, artes plásticas etc. Isso gera interatividade e cria um bom relacionamento com o público”, conta Márcia.

Parceria – desde o início o grupo OCA realizava atividades em parceria com a SVB, utilizando materiais educativos da entidade nos trabalhos de apoio ao cidadão. Em dezembro de 2005, depois de participar no 1º  Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino-americano a OCA passou a ser um grupo da SVB, atuando em São Paulo. Márcia lembra que o grupo precisava de mais estrutura, qualidade nas pesquisas, responsabilidade social e ética. “Lidamos com a reforma dos padrões comportamentais e isso exige todo esse empenho. A união com a SVB foi produtiva porque a entidade tem um estatuto que permite o desenvolvimento de trabalhos educativos em muitos segmentos de valorização à vida. Com a união, foi possível fortalecer e expandir nosso trabalho, realizando mais ações para garantir condições de desenvolvimento sustentável, visando paz para todos os seres.”

Outro benefício da integração, segundo Márcia, foi possibilitar ao Oca sair da condição de projeto para se estabelecer legalmente, podendo criar vínculos formais com entidades governamentais , ONGs e atuar normalmente com empresas que possam colaborar diretamente com os objetivos do grupo. “O suporte que a SVB nos oferece é exemplar, no que diz respeito a desenvolvimento sustentável, pois se trabalha com o mínimo de recurso e com qualidade, buscando soluções para a realização das atividades com trabalho em equipe”.

Desafios – O principal enfoque do trabalho do Oca é o desenvolvimento sustentável, a  preservação dos recursos naturais e o reconhecimento dos direitos animais. Dentro do vegetarianismo o grupo empenha-se em demonstrar que o alimento vegetariano pode ser saudável e saboroso, além de econômico e ambientalmente pacífico.

Para atingir seus objetivos, o OCA pretende primeiro estruturar-se visando atender a demanda que aumenta constantemente. “Estamos trabalhando no projeto Pacto Ambiental na intenção de unir um grande número de pessoas interessadas na melhora da qualidade de vida, e no Xok Animal, um campeonato de Skate que visa popularizar os Direitos Animais”, comemora a coordenadora do grupo.

O maior desafio no momento é conciliar tempo, obter recursos e manter a serenidade perante os desequilíbrios sócio-ambientais de São Paulo.  “Para ampliar nossa atuação, estamos envolvidos com projetos de várias secretárias: da Justiça e Defesa da Cidadania, do Verde e do Meio Ambiente, da Educação e já estamos abrindo espaço na Secretaria do Esporte. Essas parcerias revelam a seriedade com que lidamos com a questão ambiental e alimentar.

Posts relacionados