Notícias

08/05/2024

Abril Vegano 2024: Celebrando a Força da Comunidade 

Compartilhe

No mês de abril, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realizou uma edição marcante do Abril Vegano, uma série de eventos que visa fortalecer os propósitos e o senso de comunidade entre os adeptos do veganismo e simpatizantes. A edição deste ano se destacou por seu compromisso em oferecer um mês repleto de atividades dedicadas a alimentar o propósito e a promover conexão entre os participantes.

Segundo pesquisas, as questões sociais são apontadas como as maiores barreiras para as pessoas entrarem no veganismo, evidenciando a importância de participar ativamente de grupos veganos e ter uma rede de apoio e interações significativas com outras pessoas que têm os mesmos valores. Para reverter esse quadro e promover um ambiente acolhedor e estimulante, o Programa Abril Vegano 2024 ofereceu uma ampla gama de atividades, incluindo receitas, dicas, materiais exclusivos, consultas nutricionais, mentorias sobre diversos temas e eventos sociais.

Mônica Buava, presidente da SVB, enfatizou a importância do evento: “O Abril Vegano é uma oportunidade de fortalecer nossa comunidade e nossos valores. Ao participar dessas atividades, os veganos e pessoas em transição encontram apoio mútuo, conhecimento e inspiração para continuar firmes em seus propósitos.”

                                                                                    Veganic SVB Abril Vegano

Ao longo do mês, mais de 2 mil pessoas participaram das atividades organizadas, destacando-se as quatro mentorias  e online, realizadas via Zoom. Temas como convivência em um mundo não vegano, orientações nutricionais, saúde, esporte, bem-estar e relacionamentos entre veganos e não veganos foram abordados, proporcionando aos participantes a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências. “Participar do Abril Vegano trouxe o sentimento de pertencimento, de que não estamos sós. Um impulso para seguir lutando por quem precisa de nossa voz.”, declara Carol Vidoto, coordenadora do grupo da SVB São Paulo.

Além disso, o programa proporcionou momentos de conexão emocional, como observado nos diversos encontros sociais, como Veggy Hour e Vegnics, onde a necessidade de apoio e acolhimento ficou evidente. Destaca-se a visita ao Santuário Vale da Rainha, uma atividade comovente que reafirmou o compromisso dos participantes com o veganismo.

Visita ao Santuário Vale da Rainha - Abril Vegano SVB

O Abril Vegano também ofereceu o Curso de Capacitação para Ativistas Veganos (CAV), com o objetivo de ajudar os ativistas a melhorarem sua comunicação e transmitirem a mensagem de forma mais efetiva. Mayra Melo, coordenadora do núcleo SVB Maceió, compartilhou sua experiência: “Participar do CAV foi uma experiência incrível. O curso ministrado pelo Ricardo Laurino abriu minha cabeça e me deu muitas ideias de como veganizar minha cidade.”

Em parceria com outras organizações, a SVB incentivou a participação no Cubo da Verdade, realizado pelo Anonymous for the Voiceless, na Avenida Paulista, promovendo o diálogo e a conscientização sobre os direitos dos animais. E também a ir ao show de Sam Garret, artista inglês que promove seus shows com alimentação vegana.

Balada com SVBand (banda com integrantes da SVB) marcou o encerramento do evento com chave de ouro. Com mais de 270 inscrições, a balada se tornou um momento de inspiração e congregação para os participantes. “A Balada com SVBand foi um momento de verdadeira celebração da nossa comunidade. Mostrou que, apesar das dificuldades que enfrentamos diariamente, não estamos sozinhos. Foi um momento de diversão, conexão e impulso para todos os presentes.”, comentou Michelle Letran, gerente de campanhas da SVB.

Com o encerramento do Abril Vegano 2024, a SVB reafirma seu compromisso em fortalecer a comunidade vegana e promover um mundo mais justo e compassivo para todos os seres vivos. Para isso, a SVB conta com seus filiados. Seja você um filiado à SVB e contribua para construirmos juntos um futuro mais ético e sustentável!

A SVB agradece as empresas Mãe Terra, Carob House, Govinda, Horta da Terra, Grano Square, Vida Veg, Ellen Confeitaria Artesanal, Conito Doces Veganos, Luckau, Pop Vegan Food, N.ovo, Buffet Saudável, Wewi, Dádiva, Silk, Browneria, Vitória Régia, NAVEIA, Vizzela, A Tal da Castanha, Goshen, Nature’s Heart, Uai Tofu e Naturique pelo apoio nas atividades e no compromisso de fomentar o veganismo.

Posts relacionados