Notícias

22/09/2022

Grupo Libertas, a todo vapor agitando Belo Horizonte

Compartilhe

O Grupo Libertas realiza mensalmente reuniões temáticas cujo foco é a palestra de um convidado especial. Este ano eles receberam a professora Ana Branco, o protetor Franklin Oliveira, o dr. Alberto Gonzalez,  o filósofo Fagner Delazari. Para os próximos encontros estão confirmadas as presenças da presidente da SVB, Marly Winckler, do biólogo Thales Tréz e do médico Eric Slywitch. “Na abertura desses eventos, apresentamos a SVB e o trabalho do grupo local e convidamos as pessoas a se filiarem e a serem voluntárias. Ao final, fazemos uma confraternização, oferecendo um lanchinho vegano; além disso, montamos a banquinha da SVB, que faz o maior sucesso”, conta.

Outro acontecimento mensal que tem feito grande sucesso é o piquenique vegetariano, realizado em diferentes parques da cidade. “É uma forma de reunir as pessoas junto à natureza para compartilhar alimentos e muita informação sobre o vegetarianismo”, comenta a coordenadora.

O grupo também realiza, todo sábado, um almoço vegetariano em um dos restaurantes conveniados à SVB. “É uma ação bem informal, organizada cada semana por um voluntário diferente e que visa promover o encontro entre vegetarianos e muita informação para o público que estiver no local. Outro ponto positivo do almoço é a boa receptividade dos donos dos estabelecimentos; isso tem fortalecido muito a parceria da SVB com os mesmos”.

Para o mês de agosto o grupo tem na agenda uma mostra de documentários no Centro Cultural da UFMG, instituição parceira do Libertas. Entre as ações isoladas, Mariana destaca a participação em atos contra circos e em defesa dos animais, onde os voluntários distribuem panfletos e divulgam o vegetarianismo.

Perfil – para garantir uma boa comunicação com os associados, o Libertas tem um site, uma lista de discussão no Yahoo com 122 associados, uma página no Orkut com 203 associados, um informativo eletrônico enviado mensalmente, além de manter contato com a mídia local.

O Grupo Libertas existe há três anos e meio e seu principal trabalho é conscientizar as pessoas informando-as a respeito dos benefícios do vegetarianismo para a saúde humana, para os animais e para a sustentabilidade ambiental. “Procuramos, através dos piqueniques, palestras e eventos maiores, chamar atenção do maior número de pessoas possível, sejam vegetarianas ou não; por isso convidamos palestrantes de diversas áreas, como medicina, filosofia e proteção animal. Para não perder o contato com as pessoas que vão aos nossos eventos, enviamos, mensalmente, informativos via e-mail e distribuímos  informativos impressos em determinados locais da cidade”, afirma Mariana, feliz com o bom retorno que o grupo tem obtido com essas ações. “Pedimos para as pessoas assinarem uma lista de presença em todos os eventos e ações do grupo e, ao final, computamos os “novatos”, que sempre somam uma boa porcentagem do público. É muito gratificante quando os “novatos” não-vegetarianos voltam nos eventos seguintes e nos procuram para falar que se tornaram vegetarianos”.

Ela diz que os novos adeptos, além dos já vegetarianos, são multiplicadores e levam o vegetarianismo aos familiares e amigos. “Muitos nos procuram para ajudarmos a organizar exibição de filmes, debates e outras ações nas suas faculdades, trabalhos e em outros grupos aos quais pertencem”.

Fazendo um balanço dos últimos meses, Mariana contabiliza resultados positivos, com a agenda cheia e um público grande e diversificado nos eventos. As palestras reúnem, em média, 80 pessoas, de várias idades e opções alimentares.

Apesar das conquistas, o grupo ainda tem grandes metas para esse ano: aumentar o quadro de voluntários, de filiados e de estabelecimentos conveniados em BH em 200%, além de realizar todos os eventos previstos no calendário e consolidar a parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para dar continuidade ao piquenique no parque e para implementar novos projetos. Contudo, Mariana revela o grande desafio: “queremos nos fortalecer para organizar o II Congresso Vegetariano Brasileiro em 2008 em Belo Horizonte”.

Pela agenda lotada e a animação dos voluntários, o Grupo Libertas deve agitar ainda mais a capital mineira nos próximos meses. 

Posts relacionados