Notícias

12/04/2024

Voluntárias do Fussp recebem treinamento da Sociedade Vegetariana Brasileira

Compartilhe

Participantes do projeto Recriando Sabores foram capacitadas para diversificar refeições vegetarianas, garantindo sabor e qualidade nutricional aos pratos

Voluntárias do ReCriando Sabores, projeto de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (Fussp) receberam em 11/04 um treinamento realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). A capacitação foi realizada na ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa e contou com cerca de 20 participantes, incluindo estudantes do curso de Nutrição e Dietética da Escola Técnica.

De acordo com Andréa Almeida, presidente do Fussp, o objetivo do treinamento é assegurar a qualidade nutricional das refeições distribuídas por meio do ReCriando Sabores. “A SVB é uma organização sem fins lucrativos que tem o papel de orientar a rede pública sobre as possibilidades de receitas com alimentos à base de vegetais. Então, este treinamento é de suma importância para as voluntárias do nosso projeto, que estão sempre usando a criatividade em novas combinações, garantindo a segurança alimentar da população mais vulnerável”, destacou.

Para Michelle Letran, gerente de campanhas da SVB, a intenção é incentivar o aumento do consumo de frutas, verduras, grãos e leguminosas, com grande foco na proteína vegetal. “Estamos felizes com essa parceria com a Prefeitura de Piracicaba. É gratificante observar que nosso trabalho está agregando ao ReCriando Sabores na prática”, disse.

O treinamento se iniciou com uma fase teórica, no qual a nutricionista da SVB, Tatiana Consoli, reforçou a importância de resgatar hábitos alimentares saudáveis. “Conversamos sobre os benefícios que temos ao aderir à alimentação vegetariana, como o menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. É importante mostrar que, ao dar prioridade a essa dieta, não estamos restringindo a qualidade nutricional, e sim adicionando vitaminas ainda mais benéficas ao nosso organismo”, comentou.”

 


Capacitação contou com aula teórica, ministrada pela nutricionista Tatiana Consoli

Na sequência, os participantes receberam kits com materiais informativos e um caderno de receitas para acompanhar a aula ministrada por Myllena Salles, capacitadora de gastronomia da SVB, que preparou receitas com ingredientes de origem vegetal. “Hoje, ensinei a fazer um escondidinho de proteína de soja, e uma panqueca feita por uma massa que não vai ovo, leite, nem manteiga, também recheada com proteína de soja. Aproveitamos o mesmo recheio para fazer o famoso buraco quente. Para a sobremesa, fizemos um cookie de banana com aveia, e utilizamos a casca da banana para fazer uma ‘carne louca’. São pratos comuns e saborosos, mas feitos de uma forma diferente”, explicou.

Segundo a voluntária Valéria Almeida Favarin, a capacitação é importante para ampliar o cardápio das instituições beneficiadas pelo projeto. “Faço parte da equipe do ReCriando Sabores desde o início e uma das nossas dificuldades é ampliar o repertório de receitas feitas sem a proteína animal. Dessa forma, vemos que a alimentação vegetariana é também muito abrangente e saborosa, além de nutritiva”, disse.

“Foi um treinamento interessante tanto para a vida pessoal, porque aprendemos receitas novas para o nosso dia a dia, e também porque podemos compartilhar essas novidades com a comunidade, por meio do Recriando Sabores. São receitas fáceis e baratas, e a capacitação nos mostra que é possível comer bem por um preço acessível”, destacou Cassia Deltio, assistente social do Banco de Alimentos de Piracicaba.

Para Tatiane Stella, presidente do Comsea de Piracicaba, é importante que as voluntárias estejam em constante aprendizado. “Viabilizamos essas oficinas para que as participantes adquiram ainda mais conhecimento para oferecer pratos mais nutritivos à população que atendemos. Estamos sempre melhorando nossa entrega de acordo com as demandas que chegam até nós”, comentou.

RECRIANDO SABORES — O projeto tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. Para se voluntariar, basta se cadastrar na plataforma Pira Solidária – https://pirasolidaria.com.br/ -, portal de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba que conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança.


Myllena Salles, capacitadora de gastronomia da SVB, comandou aula prática com receitas vegetarianas

Posts relacionados