Notícias

22/09/2022

CAPACITAÇÃO DE ATIVISMO VEGANO COM MELANIE JOY E TOBIAS LEENAERT REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS

Compartilhe

Os cursos de capacitação foram realizados entre os dias 12 e 17 de fevereiro com o objetivo de aumentar o impacto de cada ativista, além de fornecer ferramentas que aumentam a eficácia de grupos e organizações ligadas à causa animal/vegana. As capitais Porto Alegre e São Paulo sediaram o curso de 12 horas, recebendo um público de 180 e 330 inscritos, respectivamente. A capacitação de São Paulo foi a maior de todas as já realizadas pelo CEVA em todo o mundo.

“O ativismo vegano brasileiro vem amadurecendo a cada ano, e sempre temos o que ensinar e o que aprender. Essa capacitação foi um marco histórico. Escutamos de dezenas dos participantes sobre como a capacitação foi transformadora para ajudá-los não apenas a fazer uma real diferença para os animais, mas também a manter-se ativos e bem em um mundo injusto que ainda vive uma cultura carnista dominante. Esse evento com certeza foi uma pedra importante no caminho para mudarmos essa realidade perturbadora”, comemora Guilherme Carvalho, Secretário-executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Realizados pela SVB, os eventos tiveram também o apoio de divulgação das organizações Mercy For Animals Brasil e Fórum Animal de Proteção e Defesa Animal.

PALESTRANTES

Os dois palestrantes convidados somam mais de 30 anos de militância a favor da causa animal em dezenas de países. Responsável pela parte de comunicação efetiva e ativismo sustentável, a Dra. Melanie Joy é reconhecida internacionalmente pelo trabalho a favor do veganismo e também autora dos livros “Por que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas” (adquira aqui), “Beyond Beliefs: A Guide to Improving Relationships and Communication for Vegans, Vegetarians, and Meat Eaters” (adquira aqui) e “Strategic Action for Animals“. “O processo de aproximação é determinante para o trabalho de convencimento e conscientização do público não vegano. Somente com uma comunicação eficaz e estratégica conseguiremos aumentar o poder de convencimento em direção a um mundo com mais sustentabilidade”, observa.

46394424304 dd124991ac z

Tobias Leenaert, por sua vez, trata de questões ligadas ao bem-estar e compaixão animal além de ser palestrante, instrutor e co-fundador e ex-diretor da organização belga EVA – Ethical Vegetarian Alternative, a primeira organização vegetariana/vegana a receber suporte de um país. “A principal chave para ampliar o engajamento e a eficiência do ativismo é a organização da nossa agenda. Podemos atuar nos momentos vagos, contribuindo financeiramente com associações ou por meio do voluntariado. Mas é essencial se organizar para mudar o comportamento e a consciência do público não vegano”, analisa.

Para a nutricionista vegana Mônica Barcellos, o evento em Porto Alegre foi um marco muito importante para o desenvolvimento do veganismo. “Tanto o exercício de escuta efetiva que a Melanie realizou como as atitudes que o Tobias pontuou demonstraram com muita clareza sobre como inserir socialmente a alimentação sem crueldade. Com certeza teremos em Porto Alegre um veganismo forte e ativistas bem preparados para ensinar e demonstrar compaixão por todos os seres vivos”, disse.

Assista ao video:
melanie yt

 

Confira as fotos da Capacitação em Porto Alegre aqui.

Confira as fotos da Capacitação em São Paulo aqui.

 

AGRADECIMENTOS

– Programa: CEVA – Center for Effective Vegan Advocacy

– Palestrantes: Melanie Joy e Tobias Leenaert

– Auditórios: Anhembi Morumbi (SP) e Centro Universitário Metodista IPA (Porto Alegre)

– Divulgação: Mercy for Animals e Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

– Tradução: Matrika Tradução Simultânea

– Coffee break: Vida Veg, A Tal da Castanha, Mãe Terra, Superbom, Jasmine, Fhom e Restaurante Vê

– Voluntários: Grupos SVB Porto Alegre e SVB São Paulo

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

Posts relacionados