Notícias

02/07/2025
Curso gratuito de gestão fortalece restaurantes veganos em São Paulo
Compartilhe
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a sede da Abrasel em São Paulo foi palco de uma iniciativa inédita voltada ao fortalecimento dos restaurantes veganos e da alimentação baseada em vegetais. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em parceria com a Abrasel e a Escola de Bares e Restaurantes (ESBRE), realizou uma edição especial do consagrado curso de Gestão de Restaurantes, com foco em capacitar empreendedores veganos para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.
O curso reuniu mais de 40 empreendedores de diferentes cidades do estado de São Paulo, que participaram gratuitamente por serem parceiros da SVB. Também foram contempladas pessoas filiadas à entidade que têm o sonho de abrir um restaurante vegano como forma de ativismo.
Ao longo de dois dias intensos, os participantes discutiram temas fundamentais como precificação, gestão de estoque, comunicação, contratação, compras, fluxo de caixa e outros pontos sensíveis da rotina de quem empreende no setor de alimentação fora do lar.
“A comida vegana boa é uma das ferramentas mais poderosas para mudar mentalidades. Quando um restaurante vegano encanta, ele planta uma semente. Por isso, queremos que esses estabelecimentos estejam cada vez mais fortes, organizados e competitivos. Eles são o cartão de visita do nosso ativismo e a porta de entrada para muitos se questionarem sobre o hábito ultrapassado de comer animais”, afirma Mônica Buava, presidente da SVB. “Esse curso é parte de um movimento maior que queremos impulsionar: ajudar quem já tem restaurante vegano a crescer, e apoiar quem quer abrir um como missão.”
“Essa parceria com a SVB foi muito especial. Sabemos o quanto a gestão é um ponto crítico para qualquer negócio, e poder levar nosso conteúdo de forma acessível a empreendedores com propósito é algo que nos inspira. A turma trouxe um nível altíssimo de engajamento e troca, e acreditamos que muitos frutos virão dessa iniciativa”, destacou Fabio De Francisco, diretor da ESBRE.
A ação faz parte de uma estratégia da SVB de investir cada vez mais no fortalecimento do ecossistema de alimentação vegana, em um momento em que o próprio mercado reconhece a tendência de crescimento da demanda por produtos e experiências sem ingredientes de origem animal e uma nova edição está prevista para o segundo semestre. Caso você deseje saber sobre a próxima edição, preencha o formulário neste link.