Notícias

21/05/2025
SVB realiza Capacitação para Ativistas Veganos e Feira VegMix em Brasília
Compartilhe
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), por meio do grupo SVB Brasília, promoveu mais uma edição da Capacitação para Ativistas Veganos (CAV), pela primeira vez em Brasília, no dia 26 de abril. Conduzida pelo vice-presidente da SVB, Ricardo Laurino, a formação contou com a participação de mais de 100 cursistas e ocorreu na Universidade de Brasília (UnB). A ação compõe o conjunto de atividades do Abril Vegano, mês de promoção e conscientização a respeito do veganismo.
Gratuita, aberta ao público e com emissão de certificado, a capacitação abordou os principais desafios enfrentados por ativistas veganos, além de trazer propostas de ações e de abordagens eficientes no dia a dia de cada um dos participantes. Contou também com um coffee break totalmente vegano no intervalo das palestras, com diversas opções de alimentos, provando como a nossa alimentação é rica e saborosa.
Carolina Vieira, participante da CAV, afirmou que: “Ricardo Laurino surpreende sempre. Os conteúdos trazidos por ele são extremamente relevantes. A forma como ele nos coloca as questões fundamentais para refletirmos sobre nossa própria forma de interação com os outros é criativa, dinâmica e interessante. Aprendi muito na capacitação, mais do que em inúmeras horas de leituras anteriores.”
Já Mykaella Silva, também inscrita no evento, disse: “Eu amei tudo do evento, desde a recepção da equipe, organização, comidas, a oportunidade de falar na palestra. O conhecimento e gentileza do Ricardo são incríveis.”
Além do momento com Ricardo Laurino, os participantes puderam desfrutar de outras palestras, conduzidas por voluntários da SVB Brasília: Cláudio Bender, com o tema “Nutrição vegana e ganho de massa muscular”; Pedro Contesini, que conduziu uma oficina de Breathwork – Técnicas de respiração; Raphael Sebba, que abordou a temática “Veganismo popular e justiça climática” e também tiveram a oportunidade de sanar dúvidas na banca “Pergunte à nutri”, com Júlia Serejo.
Após a capacitação, a SVB Brasília promoveu a 2ª edição da feira VegMix, contando com cerca de 30 expositores, incluindo a venda de alimentos, artesanato, vestuário, entre outros produtos, sendo todos veganos. Estima-se que a feira recebeu aproximadamente 300 visitantes ao longo do dia. Dentre eles, Vanessa Negrini, Diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, também prestigiou o evento.
O público que passou por ali também acompanhou diversas apresentações culturais e musicais, com as cantoras Mariana Camelo e Virginia Feu Rosa, a artista Luana Wernik com seu cover de Rita Lee, a banda de rock Duckbob, a DJ Mahina e ainda cantou mantras junto com Paulo Jordão.
Para Mila Monteiro de Barros, coordenadora da SVB Brasília e uma das organizadoras do evento: “O trabalho da SVB é excepcional e poder trazer o CAV para o DF foi uma oportunidade maravilhosa para incentivar o movimento vegano na Capital Federal. Formar novos ativistas traz uma esperança de continuidade, de perenidade para o trabalho que fazemos aqui. O time ficou fortalecido e orgulhoso com o evento. E ter o Ricardo conosco é sempre um privilégio! Que venha o VegFest do Cerrado!” finalizou.
A SVB agradece imensamente ao time de Brasília por realizar esse evento tão importante na capital federal. O empenho e dedicação de todos vocês fazem a diferença no crescimento do movimento vegano e inspiram outros grupos a continuarem a luta pelos direitos dos animais. Parabéns a cada um pelo evento incrível!
Junte-se ao time de voluntariado da SVB e faça a diferença! Saiba mais em www.svb.org.br/grupos