Notícias

08/04/2024

Lançamento do Guia de Nutrição Esportiva Vegana da Sociedade Vegetariana Brasileira no Arnold South America

Compartilhe

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) anunciou o lançamento do tão aguardado Guia de Nutrição Esportiva Vegana. Este guia revolucionário, que é o primeiro do seu tipo no Brasil e um dos poucos no mundo, foi lançado no dia 5 de abril durante o Arnold South America 2024, realizado em São Paulo.

Escrito pelo nutricionista Filipe Testoni, Coordenador do Departamento de Nutrição Esportiva da SVB, e organizado pela experiente nutricionista Alessandra Luglio, Diretora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, o guia oferece uma visão abrangente e detalhada de todas as questões essenciais que envolvem a nutrição e o esporte sob uma perspectiva vegana.

Conteúdo abrangente e detalhado

O Guia de Nutrição Esportiva Vegana aborda uma variedade de tópicos essenciais, cobrindo todos os aspectos do planejamento alimentar para os praticantes de exercícios físicos, desde o cálculo energético até a suplementação esportiva, incluindo entrevistas com atletas veganos e suas respectivas dietas como exemplos. Além disso, explora a história da nutrição vegana no esporte e a importância de adotar uma abordagem sistêmica, responsável e holística da nutrição.

A nutricionista Alessandra Luglio enfatiza: “Esse é o resultado de anos de pesquisa e prática clínica na área da nutrição esportiva. Nosso objetivo é fornecer orientações práticas e baseadas em evidências para que possamos de uma vez combater mitos e inseguranças em torno do tema, capacitando e estimulando profissionais de saúde e aqueles que desejam adotar uma alimentação vegana voltada para a performance no esporte, promovendo, assim, não somente mais saúde para as pessoas, como também menos impacto negativo no planeta e a todos os seus seres.”

Desmistificando mitos e equívocos

Com o lançamento do documentário “Dieta dos Gladiadores”, em 2019, e “Dieta dos Gêmeos – Você é o que você come”, em 2023, o interesse e a busca por informações sobre nutrição vegana no esporte aumentaram significativamente. No entanto, mitos e equívocos ainda persistem na sociedade em geral, desde praticantes de atividades físicas até profissionais de saúde e nutrição esportiva.

“Embora ainda viva, a resistência à ideia de que uma dieta à base de plantas possa oferecer toda a nutrição necessária para um ótimo desempenho esportivo tem perdido força, tanto entre o público geral quanto entre os próprios profissionais de saúde. O que ainda falta para que este tipo de alimentação se torne mais popular são informações sobre como, efetivamente, planejar e implementar estas mudanças de forma prática. O Guia da Nutrição Esportiva Vegana da SVB foi elaborado justamente com o propósito de preencher esta lacuna”, afirma o autor e nutricionista Filipe Testoni.

Disponibilidade gratuita e acessível

Para garantir que o conhecimento contido no Guia de Nutrição Esportiva Vegana esteja disponível para todos, a SVB oferece sua versão digital gratuitamente. O guia pode ser acessado em www.nutricaoesportivavegana.com.br.

Guilherme Abomai, fisiculturista vegano

Guilherme Abomai – Fisiculturista Vegano

 

Sobre a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

Fundada em 2003, a SVB é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa no Brasil. Por meio do Departamento de Saúde e Nutrição, a SVB continua comprometida em fornecer recursos educacionais e informativos para ajudar as pessoas a adotarem uma alimentação vegana de forma equilibrada e consciente.

Para mais informações sobre o Guia de Nutrição Esportiva Vegana e outras iniciativas da SVB, entre em contato com:

Valle da Mídia Assessoria de Comunicação e Imprensa

Christian – (11) 99904-6632

Rodrigo – (11) 98415-5507

[email protected]

Posts relacionados