Notícias

18/12/2023

SVB lança proposta para Plano Plurianual Participativo e é um dos mais votados!

Compartilhe

A cada quatro anos, o Governo Federal convoca a sociedade civil para contribuir com o Plano Plurianual (PPA) por meio do Brasil Participativo. Em 2023, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), representada pela Diretora de Estratégia Mônica Buava, submeteu uma proposta inovadora ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A iniciativa visa incentivar o consumo de feijão por meio do Programa de Incentivo à Proteína Vegetal (PROVE).

A proposta da SVB destacou-se como a quarta mais votada no Ministério, sendo a primeira a apresentar um plano de trabalho efetivo. A relevância dessa abordagem vai além do estímulo ao consumo de feijão, abrangendo também a redução de danos ambientais, como a emissão de gases do efeito estufa.

Ao incentivar uma alimentação baseada em vegetais, o governo contribuirá para a diminuição do desperdício de grãos e recursos naturais, resultando em custos reduzidos e a manutenção do valor nutricional das refeições. A iniciativa alinha-se com as metas do PPA, que visa estabelecer diretrizes e objetivos estratégicos para o governo e seus programas ao longo de quatro anos.

É notável a queda na frequência de consumo de feijão e arroz ao longo dos anos, conforme dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008-2009 a 2017-2018. A conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável é urgente, e a SVB destaca que o feijão é um elemento crucial para a segurança alimentar e nutricional da população, um direito previsto na Constituição.

A participação da SVB no processo foi reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que convidou a diretora estratégica, Mônica Buava, e a gerente de campanhas, Michelle Letran, para compartilharem suas ideias em Brasília. O caráter transversal da proposta também chamou a atenção do Ministério do Meio Ambiente, que, por meio da Diretora do Departamento de Defesa Animal, Vanessa Negrini, recebeu a SVB para discutir a promoção da alimentação baseada em vegetais.

A SVB trabalha para que o feijão tenha protagonismo no prato do brasileiro, por causa da sua  importância como um elemento de segurança alimentar e nutricional, ressaltando que o acesso a alimentos saudáveis é um direito da população e dever do estado. “O compromisso com essa causa levou a SVB a ser uma das mais votadas no PPA do Ministério, evidenciando a relevância de iniciativas que promovam não apenas a saúde, mas também a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.” ressalta Buava. O diálogo estabelecido com os ministérios evidencia um passo importante em direção a políticas públicas mais alinhadas com a busca por um futuro mais saudável e sustentável para todos.

 

Posts relacionados