Em Belo Horizonte, o principal evento de cinema e ética animal aconteceu entre os dias 6 e 12 de agosto - recebendo destaque na grande mídia (veja matéria no G1). Já no Rio de Janeiro, ocupando a cinemateca do icônico Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), no Aterro do Flamengo, o evento aconteceu de 20 a 22 de novembro (veja matéria na Band). Ambas as edições foram destaque na programação cultural das duas cidades, lotando as salas com exibição de filmes premiados, bate papos e feira vegana.

A entrada de todas as edições da Mostra Animal é gratuita, incluindo a edição nacional que acontece a cada ano em Curitiba. A próxima edição nacional será no Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho), cartão postal da capital paranaense, em maio de 2016.

A programação contou com mais de 20 produções nacionais e internacionais, que questionaram temas como abandono de animais, criação para consumo, uso de animais para testes e pesquisas, animais mantidos em cativeiro, entre outros.

Entre os destaques, foi exibido o filme Peaceable Kingdom: A Jornada, que conta histórias de fazendeiros que cresceram em meios de criação de animais para consumo, mas passaram a questionar esse modo de vida. O longa-metragem venceu prêmios como melhor filme escolhido pelo público no Festival Internacional de Berkshire, e grande prêmio do júri no Festival Internacional do Canadá.

Ambas as edições da Mostra Animal também exibiram “A.L.F (Animal Liberation Front)”, ficção francesa baseada em fatos reais que mostra os motivos da invasão de ativistas a laboratórios de pesquisa que usam animais em testes – a produção venceu 20 prêmios em festivais internacionais de cinema. “Lolita, Escrava pelo entretenimento”, que apresenta a história de uma orca presa em um tanque de um aquário dos Estados Unidos, por mais de quarenta anos, foi outra atração da mostra.

Além dos filmes, houve bate papos com convidados durante os três dias. No Rio de Janeiro, estiveram presentes o presidente da SVB, Ricardo Laurino, que também é coordenador da Mostra Animal e autor do livro “O Último Teste”; o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB do Rio, Reynaldo Velloso; a diretora de educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), Elizabeth Mac Gregor, e o ex-secretário de meio ambiente do município de Niterói e vereador, Daniel Marques. Outra atração do evento foi a feira vegana, que contou com a comercialização de produtos que respeitam os animais em seu mais profundo sentido, além de ter trazido diversos materiais explicativos para o público.

 
A MOSTRA ANIMAL
 
Lançada em 2009 em Curitiba (PR), a Mostra Animal já foi realizada em diversos estados do Brasil é um dos maiores eventos de cinema do mundo voltado totalmente para a discussão do amplo respeito aos animais e suas implicações positivas para as pessoas, os animais e o planeta.
 
Confira a programação das edições passadas e as novidades sobre as próximas edições no site: www.mostraanimal.com.br. Pelo site também é possível inscrever um filme para que ele participe da Mostra Animal se selecionado.
 
A próxima edição nacional da Mostra Animal será no Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho), cartão postal de Curitiba, em maio de 2016.
 

  

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Scroll to top